A Petrobras (Petróleo Brasil) construirá sua primeira planta-piloto para geração de hidrogênio renovável, que ficará localizada na Usina Termelétrica do Vale do Açu, em Alto do Rodrigues (RN).
A previsão é de que a planta para teste, orçada em R$ 90 milhões, entre em operação no primeiro trimestre de 2026. O empreendimento será construído em parceria com o Senai ISI-ER (Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis) e com a WEG, empresa brasileira de eletrificação.
O hidrogênio verde será gerado pelo processo de eletrólise da água com uso de energia solar. A usina de eletrólise será testada em diferentes modos de operação, aproveitando a conexão com a malha de distribuição de energia elétrica e o sistema de armazenamento de energia já instalado na unidade.
A usina fotovoltaica, que foi construída originalmente para fins de pesquisa e desenvolvimento, terá capacidade ampliada de 1,1 MWp para 2,5 MWp, suprindo a demanda elétrica da unidade-piloto de eletrólise de 2 MW a ser instalada.
O hidrogênio produzido será usado para geração de energia e em estudos sobre a adição em gás natural, alimentando microturbinas cujo desempenho e integridade estrutural serão testados com a mistura desses dois componentes.
De acordo com a empresa, a Petrobras é a primeira companhia brasileira a estudar os efeitos da adição de hidrogênio renovável ao gás natural em microturbinas.
Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, afirmou que o projeto-piloto é fundamental na estratégia da companhia de investir em descarbonização.
“É o primeiro passo para futuras iniciativas comerciais no segmento de hidrogênio sustentável. A produção de hidrogênio renovável a partir da eletrólise da água utilizando energia solar não apenas reduz a emissão de gases de efeito estufa, como também promove o uso de recursos naturais abundantes e sustentáveis no país”.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.