Lojas do Pão de Açúcar em São Paulo (SP) serão abastecidas por energia solar. Para isso, o GPA (Grupo Pão de Açúcar) assinou um contrato com a EDP, que prevê o suprimento de 40 unidades do Minuto Pão de Açúcar na cidade.
O contrato prevê o fornecimento de 16,8 GWh por GD (Geração Distribuída) entre 2024 e 2026 gerados nas usinas solares de Lorena, Santa Adélia, Leme, Pirangi e Iperó. O acordo faz parte da estratégia da rede varejista para descarbonizar suas atividades.
Com isso, a redução de emissão de CO2 é estimada em 648,5 toneladas até o fim do contrato. Para Renata Amaral, gerente de sustentabilidade do GPA, o objetivo do grupo é evoluir cada vez mais na gestão ambiental dos negócios, buscando soluções sustentáveis e eficientes, não só no âmbito energético, mas em toda a cadeia produtiva.
O GPA já compra energia no mercado livre para as unidades de maior consumo, mas está apostando na GD para as “lojas de proximidade”, como a Minuto ou Mini Extra, que contavam com 326 unidades até o segundo trimestre deste ano.
À medida que as novas lojas forem abertas, o objetivo é buscar o fornecimento de energias renováveis. Com base no ano de 2025, a empresa traçou uma meta de reduzir em 30% suas emissões até 2025.
A EDP é hoje uma das maiores comercializadoras de energia no mercado livre, com 661 clientes. Na GD, tem um orçamento de R$ 600 milhões para dobrar sua capacidade de geração solar até 2026, chegando a 500 MW.
De acordo com Carlos Andrade, vice-presidente de Soluções para Clientes na América do Sul, o fechamento deste contrato com um dos principais grupos do setor de varejo alimentar no Brasil reforça a estratégia de liderar a geração distribuída solar e a transição energética no país.
Consumo de energia em mercados
O Minuto Pão de Açúcar é um formato de proximidade premium do GPA, as lojas têm, em média, 300 m².
A energia elétrica é o segundo maior custo em mercados e supermercados, atrás somente da folha de pagamento, segundo dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).
Os sistemas de refrigeração e iluminação são as maiores demandas do setor, representando 40% e 20% respectivamente.
Em consumo comercial por segmento, o varejista lidera o ranking, com uma participação de 31,6%, ou seja, 21.960 GWh. Destes, o segmento supermercadista, registrou 10,4% em hipermercados e supermercados, e 20% em mercados e armazéns de pequeno porte.
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