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Pão de Açúcar abastecerá lojas com energia solar 

Grupo assina contrato com EDP para fornecimento de GD à 40 unidades
Pão de Açúcar abastecerá lojas com energia solar
Grupo assina contrato com EDP para fornecimento de GD à 40 unidades

Lojas do Pão de Açúcar em São Paulo (SP) serão abastecidas por energia solar. Para isso, o GPA (Grupo Pão de Açúcar) assinou um contrato com a EDP, que prevê o suprimento de 40 unidades do Minuto Pão de Açúcar na cidade.

O contrato prevê o fornecimento de 16,8 GWh por GD (Geração Distribuída) entre 2024 e 2026 gerados nas usinas solares de Lorena, Santa Adélia, Leme, Pirangi e Iperó. O acordo faz parte da estratégia da rede varejista para descarbonizar suas atividades.

Com isso, a redução de emissão de CO2 é estimada em 648,5 toneladas até o fim do contrato. Para Renata Amaral, gerente de sustentabilidade do GPA, o objetivo do grupo é evoluir cada vez mais na gestão ambiental dos negócios, buscando soluções sustentáveis e eficientes, não só no âmbito energético, mas em toda a cadeia produtiva.

O GPA já compra energia no mercado livre para as unidades de maior consumo, mas está apostando na GD para as “lojas de proximidade”, como a Minuto ou Mini Extra, que contavam com 326 unidades até o segundo trimestre deste ano.

À medida que as novas lojas forem abertas, o objetivo é buscar o fornecimento de energias renováveis. Com base no ano de 2025, a empresa traçou uma meta de reduzir em 30% suas emissões até 2025.

A EDP é hoje uma das maiores comercializadoras de energia no mercado livre, com 661 clientes. Na GD, tem um orçamento de R$ 600 milhões para dobrar sua capacidade de geração solar até 2026, chegando a 500 MW.

De acordo com Carlos Andrade, vice-presidente de Soluções para Clientes na América do Sul, o fechamento deste contrato com um dos principais grupos do setor de varejo alimentar no Brasil reforça a estratégia de liderar a geração distribuída solar e a transição energética no país.

Consumo de energia em mercados 

O Minuto Pão de Açúcar é um formato de proximidade premium do GPA, as lojas têm, em média, 300 m².

A energia elétrica é o segundo maior custo em mercados e supermercados, atrás somente da folha de pagamento, segundo dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).

Os sistemas de refrigeração e iluminação são as maiores demandas do setor, representando 40% e 20% respectivamente.

Em consumo comercial por segmento, o varejista lidera o ranking, com uma participação de 31,6%, ou seja, 21.960 GWh. Destes, o segmento supermercadista, registrou 10,4% em hipermercados e supermercados, e 20% em mercados e armazéns de pequeno porte.

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Emily Castro
Graduanda em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcast.

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