A tempestade ocorrida em 11 de outubro, juntamente com os impactos causados pela queda de árvores, acendeu um sinal de alerta. Isso porque um novo evento climático, com previsão de chuvas, rajadas de vento de até 80 km/h e queda de granizo, está previsto para este final de semana, entre os dias 18 e 21 de outubro.
Leia também: Enel-SP eleva para 3,1 milhões o número de imóveis afetados pelo apagão
Ontem (17), a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) reuniu distribuidoras, transmissoras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para discutir um plano de ação para minimizar os impactos da passagem da frente fria.
Entre as medidas, está a mobilização de equipes de atendimento para emergências; disponibilização de geradores; preparação de salas de crise; mobilização da prefeitura para pode de árvores; disparo de alertas e boletins informativos direcionados à população nas redes sociais, whatsaap, SMS, portais, entre outros canais de comunicação.Além disso, as equipes de call center ficarão de prontidão para atendimento à população.
Participaram da reunião representantes das seguintes distribuidoras: Enel SP, Neoenergia Elektro, EDP São Paulo, Energia Sul-Sudeste, CPFL Piratininga, CPFL Paulista, CPFL Santa Cruz, e representantes das transmissoras ISA CTEEP e Eletrobras Sudeste.
A expectativa é que sejam atingidas as seguintes áreas: região metropolitana da capital paulista, baixada santista, Vale do Paraíba, litoral norte, Serra da Mantiqueira, regiões de Campinas, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto, Vale do Ribeira e regiões de Itapeva, Presidente Prudente e Marília.
A ENEL SP já anunciou que vai manter seu plano emergencial, com a mobilização de 2.400 profissionais para o atendimento de eventuais ocorrências. Além disso, a distribuidora vai reforçar os canais de atendimento e, para atender casos críticos, vai disponibilizar 500 geradores para serviços essenciais, como hospitais.
Já a CPFL Paulista divulgou uma lista com cuidados que a população deve tomar ao longo deste final de semana:
- Em caso de quedas de árvores sobre a rede elétrica, fique longe dos fios e, se possível, sinalize o local para que outras pessoas não se aproximem;
- Não enfrente o mal tempo, procure rapidamente um lugar seguro para se abrigar;
- Não estacione carros próximos a torres de transmissão, árvores ou placas de propaganda;
- Veículos são os melhores abrigos contra raios;
- Se um cabo de energia cair sobre o carro, não tente sair ou se aproximar do veículo;
- Retire aparelhos elétricos da tomada para evitar danos por causa das descargas elétricas;
- Nunca use eletrodoméstico durante a tempestade ou fique em locais com água e umidade.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.