O apagão que afetou a capital paulista e municípios próximos afetou cerca de 14% das UCs (unidades consumidoras) do estado de São Paulo. O levantamento foi realizado pelo Canal Solar com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
De acordo com a apuração, hoje o estado de São Paulo possui 20.867.484 UCs conectadas à rede, que são atendidas por 19 distribuidoras de energia elétrica, sendo 12 permissionárias e 7 concessionárias.A tabela a seguir indica as concessionárias e permissionárias que possuem áreas de concessão no estado de São Paulo.
Fonte: ANEEL/Reprodução
Durante o apagão, iniciado na última sexta-feira (11) e que continua impactando alguns imóveis, cerca de 3,1 milhões de unidades consumidoras foram impactadas pela falta de energia na área sob concessão da distribuidora Enel. Este montante representa cerca de 14% de todas as UCs conectadas à rede no estado de São Paulo.
Para se ter uma ideia da representatividade deste número, a cidade de Manaus (AM) possui 2.279.686 habitantes, o número de unidades consumidoras desabastecidas em São Paulo supera o número total de habitantes da capital amazonense.
Ainda segundo o levantamento, a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica para as UCs afetadas pelo apagão, atende 8.234.376 unidades consumidoras e uma população de aproximadamente 18.054.203 pessoas em 38 cidades.
Apagão
O apagão aconteceu na última sexta-feira (11), quando rajadas de vento de até 107 km/h atingiram as cidades onde a empresa possui área de concessão, causando danos graves na grande São Paulo.
A última atualização divulgada pela concessionária informa que os trabalhos continuam para restabelecer a energia para aproximadamente 90.830 clientes na Grande São Paulo, que ainda continuam sem abastecimento.
Desse total, cerca de 5.200 são referentes a ocorrências registradas na sexta-feira e no sábado, após o evento climático.
As informações da assessoria de imprensa da Enel informaram que ainda não há um prazo definido para o restabelecimento da energia elétrica em São Paulo.
Em nota, a Enel informou que reforçou as equipes próprias em campo, recebeu apoio de técnicos de outras distribuidoras e deslocou profissionais de outros Estados.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.