Energia Solar foi 56% mais barata que combustíveis fósseis em 2023

Energia renovável continua competitiva em termos de custo em relação aos combustíveis fósseis, afirmou o Diretor Geral da IRENA
Energia Solar foi 56% mais barata que combustíveis fósseis em 2023
Foto:Freepik/Reprodução

Em 2023, a energia solar foi 56% mais barata do que energias provenientes de fósseis, de acordo com a IRENA (International Renewable Energy Agency). Segundo a agência, os custos foram reduzidos para cerca de quatro centavos de dólar por kWh.

No geral, a energia renovável implantada globalmente desde 2000 economizou até US$ 409 bilhões em custos de combustível no setor de energia.

De acordo com o relatório, 2023 registrou um recorde de 473 GW de projetos renováveis ​​instalados em escala de utilidade pública. 

Desses novos projetos, 81% tiveram custos menores do que os projetos que usam combustíveis fósseis, como petróleo e carvão. 

Em 2023, o custo médio ponderado global de eletricidade de novos projetos renováveis ​​comissionados na maioria das tecnologias caiu

A redução foi de 12% para energia solar fotovoltaica, 3% para energía eólica terrestre, 7% para energia eólica offshore, 4% para energia solar concentrada ou termosolar e 7% para energia hidrelétrica.

“Em economias não pertencentes à OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), onde a demanda por eletricidade está crescendo e nova capacidade é necessária, projetos de geração de energia renovável com custos mais baixos do que equivalentes movidos a combustíveis fósseis para seu país e região reduzirão significativamente os custos do sistema elétrico ao longo da vida útil de sua operação”, diz o relatório. 

“A energia renovável continua competitiva em termos de custo em relação aos combustíveis fósseis. O ciclo virtuoso de políticas de suporte de longo prazo acelerou as energias renováveis. Em troca, o crescimento levou a melhorias tecnológicas e reduções de custos”, comentou Francesco La Camera, diretor geral da IRENA.

“Os preços das energias renováveis ​​não são mais desculpas, pelo contrário. O crescimento recorde das energias renováveis ​​em 2023 exemplifica isso. As energias renováveis ​​de baixo custo representam um incentivo fundamental para aumentar significativamente a ambição e triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, conforme modelado pela IRENA e definido pelo Consenso dos Emirados Árabes Unidos na COP28”, acrescentou.

Meta Renovável até 2030

A IRENA estima que, para triplicar as energias renováveis até 2030, a capacidade global deve chegar a 11,2 TW. Isso exige adicionar uma média de 1.044 GW por ano, com 8,5 TW provenientes de energia solar fotovoltaica e eólica.

De acordo com o relatório, a meta de triplicar as energias renováveis deve ser acompanhada por facilitadores-chave da transição energética, como o armazenamento de energia em baterias

Ainda de acordo com o estudo, entre 2010 e 2023, os custos dos projetos de armazenamento caíram 89%, o que facilitou a integração de grandes volumes de energia solar e eólica, ajudando a enfrentar os desafios de infraestrutura da rede.

“Nos próximos anos, espera-se um crescimento notável em todas as fontes de energia renováveis, dando aos países grandes oportunidades econômicas. Nossa análise indica que a energia solar fotovoltaica e a energia eólica offshore terão os maiores impactos na triplicação das energias renováveis”, comentou La Camera.

“Graças às energias renováveis ​​de baixo custo no mercado global, os formuladores de políticas têm uma solução imediata em mãos para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, limitar os danos econômicos e sociais do uso intensivo de energia em carbono, impulsionar o desenvolvimento econômico e aproveitar os benefícios da segurança energética”, completou La Camera.

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.