A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) liberou a operação de novas usinas de energia renováveis no Brasil. As autorizações foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União).
As plantas começaram a operar a partir de 19 de outubro de 2024 e incluem projetos de energia eólica e solar em fase de teste e comercial.
A Usina Solar Fotovoltaica Arinos 10, um dos maiores parques da fonte solar no Brasil, localizada na cidade de Arinos, em Minas Gerais (MG), foi autorizada para começar a operar comercialmente.
Com 161 unidades geradoras (UG1 a UG161), cada uma com capacidade de 298,87 kW, a usina alcança uma potência total de 48.118 kW, com o intuito de reforçar a presença da energia solar no estado.
Além disso, foram autorizadas duas usinas eólicas para iniciar a operação em teste no município de Gentio do Ouro, localizado no estado da Bahia (BA).
A usina Serra do Assuruá 2 conta com quatro unidades geradoras, identificadas como UG1 a UG4, cada uma com capacidade de 4.500 kW, totalizando uma potência significativa que contribui para o aumento da geração eólica na região.
Já a usina Serra do Assuruá 16 possui duas unidades geradoras (UG3 e UG4) também de 4.500 kW cada. Essas usinas podem aproveitar o potencial de ventos consistentes na região nordeste, consolidando o estado como um polo estratégico para a geração de energia renovável no Brasil.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.