A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, na última sexta-feira (25), a bandeira amarela para o mês de novembro devido à melhoria nas condições de geração de energia no país.
Segundo a Agência, com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro.
A cobrança passa dos R$ 7,877 cobrados na bandeira vermelha, patamar 2 a cada 100 kWh consumidos para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional)
De acordo com a ANEEL, apesar da melhoria na geração de energia no país, a absorção de chuva e o volume de água nos reservatórios para os próximos meses ainda estão abaixo do normal.
“Isso indica que será necessário continuar usando usinas termelétricas para garantir o fornecimento de energia aos consumidores”, completou.
A bandeira tarifária esteve verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi alterada para amarela. Em agosto, voltou para verde, seguida pela vermelha no patamar 1 em setembro e pe
Criado em 2015, as bandeiras tarifárias têm como objetivo ajudar o consumidor a entender a hora de economizar e a entender o valor da geração de energia do mês.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.