A energia solar fotovoltaica gerada pelas usinas de grande porte representa mais da metade da capacidade adicionada à matriz elétrica brasileira em 2024, revela um levantamento divulgado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Conforme os dados, a expansão da oferta de energia elétrica (somando todas as fontes) alcançou a marca de 9,1 GW entre os meses de janeiro e outubro, dos quais 5,25 GW são de usinas solares fotovoltaicas (57,8% do total).
De acordo com a ANEEL, dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) indicam que a energia solar fotovoltaica continuará a ser o carro-chefe da expansão da matriz elétrica brasileira ao longo dos próximos anos.
“A diversificação da matriz elétrica, com a crescente participação de fontes limpas e eficientes como a energia solar, é fundamental para garantir o suprimento de energia e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável”, destaca o comunicado da ANEEL.
De acordo com números divulgados na última reunião mensal da expansão da oferta, realizada em 17 de outubro pela ANEEL, o total previsto de capacidade instalada para 2024 no país (somando todas as fontes) é de 10,77 GW, um crescimento superior a 6,6% em relação aos 10,10 GW inicialmente previstos.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.