A ABRACEEL (Associação Brasileira de Comercializadores de Energia) realiza anualmente uma consulta com seus associados para definir as principais pautas de atuação para o ciclo seguinte. Em assembleia realizada no final de outubro, as comercializadoras elegeram a formação de preços de energia como prioridade para 2025.
Essa é a primeira vez em 20 anos que o tema de aprimoramento na governança, metodologias e modelos de formação de preços ocupa o topo da lista, superando a bandeira histórica da ABRACEEL pela abertura total do mercado livre de energia, defendida pela associação desde sua fundação em 2000.
As comercializadoras destacaram a necessidade de melhorar a qualidade e o fluxo de informações que impactam a formação de preços, visando garantir maior transparência e isonomia na divulgação simultânea de dados ao mercado.
Além disso, pedem aperfeiçoamentos nos modelos de projeção, incluindo dados de entrada, fluxos e processos, para que as empresas consigam simular cenários de despacho de usinas hidrelétricas e termelétricas. Esses ajustes são fundamentais para as projeções de preços e para as estratégias de negócio das comercializadoras de energia.
Outras duas prioridades também foram eleitas: a segurança do mercado de energia e o incremento da eficiência e inovação no setor elétrico nacional.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.