O Estado do Ceará ultrapassou a marca de 14 mil conexões operacionais de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos, segundo levantamento recém-divulgado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Trata-se de um aumento de 40% em relação a dezembro do ano passado, quando havia 10 mil de unidades fotovoltaicas instaladas na região, conforme apurou o Canal Solar.
Atualmente, o Estado conta com 208,6 MW instalados em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, os quais correspondem a 3,5% de todo o parque brasileiro de energia fotovoltaica distribuída.
Ao todo, os sistemas solares em telhados e pequenos terrenos estão espalhados por 181 cidades cearenses, o que representa 98,4% dos 184 municípios da região. Atualmente, são cerca de 18.418 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Ceará a atração de mais de R$ 1 bilhão em investimentos, a geração de mais de 6 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 276,2 milhões aos cofres públicos.
De acordo com Jonas Becker, coordenador estadual da ABSOLAR no Ceará, o Estado é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar do país. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os cearenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, disse.