Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.07 segundos Suspensão de exigências para conexão de sistemas de GD é negada pela ANEEL – Canal Solar

Suspensão de exigências para conexão de sistemas de GD é negada pela ANEEL

A medida cautelar foi solicitada pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica)
ANEEL nega suspensão de exigências para conexão de sistemas de GD

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) negou mais uma vez a medida cautelar da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), que solicitava a suspensão de exigências técnicas para conexão de micro e minigeração distribuída.

A solicitação já havia sido negada em maio deste ano pela agência, recusando o argumento da associação de que as exigências de segurança feitas pelas concessionárias não teriam respaldo na regulamentação vigente.

No entendimento da ANEEL, as exigências adicionais que tenham como objetivo garantir a segurança de pessoas e de instalações podem sim ser realizadas pelas distribuidoras.

Já a ABSOLAR questiona as normas editadas pelas distribuidoras, argumentando que o estabelecimento de novas condições deveria ocorrer somente após a análise de situações concretas de acesso em que exista justificativa técnica, em função das características específicas do local a ser acessado.

A associação ainda argumenta que a aplicação de exigências de forma generalizada e com custos adicionais para conexão cria barreiras de acesso e pode configurar abuso de poder de mercado.

Segundo Elisa Bastos Silva, relatora do processo na ANEEL, a análise de um eventual aperfeiçoamento da regra não é cabível em um pedido de medida cautelar, mas o pleito merece atenção no processo de revisão da regulamentação que trata da conexão de minigerador às redes de distribuição.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.