Algoritmo prevê falhas em equipamentos de comunicação e smart grid

Neonergia e Iberdrola desenvolvem tecnologia com precisão de análise superior a 90% em ocorrências
3 minuto(s) de leitura
06-07-21-canal-solar-Algoritmo prevê falhas em equipamentos de comunicação e smart grid

Usar inteligência artificial e data analytics na aplicação de um algoritmo capaz de predizer possíveis falhas nos equipamentos de telecomunicação e de smart grid na rede de distribuição.

Esse é o objetivo da Neoenergia, que anunciou que está desenvolvendo um projeto inovador em parceria com o Centro de Inovação da Iberdrola, localizado no Qatar, no Oriente Médio. 

De acordo com a empresa, o resultado tem uma precisão de análise superior a 90% em ocorrências que podem acontecer em até 24 horas.

Ao total, foram utilizados quatro parâmetros para a criação dessa tecnologia. O primeiro é a perda de pacotes – a cada cinco minutos, o sistema envia uma mensagem aos dispositivos, para verificar o funcionamento dos padrões de qualidade. 

A companhia explica que esse ciclo de troca de informação entre o sistema e os ativos é acompanhado continuamente e, em caso de falha, o registro é feito. 

Da mesma forma, apontou que tempo de resposta é outro parâmetro avaliado. Ele permite verificar o intervalo entre o envio e o recebimento da resposta a partir do comando remoto que foi dado ao equipamento.

Outro ponto ressaltado é que existem ainda os parâmetros que verificam a disponibilidade e a conectividade dos ativos de rede, que avaliam se os mesmos estão operando normalmente. 

“Esses critérios são a base para o funcionamento do algoritmo. Com a análise dos quatro, a tecnologia consegue avaliar o funcionamento dos equipamentos e indicar se algum deles tem probabilidade de falhar”, disse João Vyctor Garcia, gerente do projeto e engenheiro de Planejamento e Padronização de Smart Grids da Neoenergia. 

Para Javier Hernandez, diretor técnico do Centro de Inovação Iberdrola Oriente Médio, o projeto, nesta primeira etapa, foi capaz de auxiliar no entendimento das relações entre os diferentes dispositivos da rede, podendo desvendar conexões não evidentes, às vezes escondidas, atrás das redes de fornecedores de serviços de telecomunicações. 

“A manutenção preditiva dos sistemas de Smart Grids permite que as empresas gerenciem de maneira proativa os incidentes iminentes, reduzam as despesas operacionais e aumentem o desempenho das redes”, destacou.

Local de aplicação

A inovação está sendo aplicada no Cegri (Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes), local que faz a gestão de todas as operações de telecomunicações e de redes das distribuidoras da Neoenergia. O Cegri monitora mais de 75 mil dispositivos e coleta dados que chegam a 10 gigabytes por dia. 

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.