O complexo solar localizado em Coremas (PB), inaugurado no dia 17, está dando continuidade às suas obras de ampliação e divulgando contratos de fornecimento para implantação de mais cinco usinas, todas elas contratadas no mercado livre.
Atualmente, com três plantas de 31,2 MWp em operação, totalizando 92,6 MWp, o complexo, de propriedade da Rio Alto, iniciou nova fase para construção de mais cinco plantas que totalizarão 156 MWp. A conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2021. O investimento total, que ao todo chegará a 11 parques, será aproximadamente R$ 1,5 bilhão.
Já foram divulgadas duas fornecedoras: a espanhola STI Norland e a chinesa Huawei. A primeira vai fornecer 2.460 trackers, modelo STI-H250, dual-row, para as usinas Coremas 4, 5, 6, 7 e 8. Para as três primeiras usinas, instaladas em 2017, a STI já havia fornecido 947 trackers, sendo 254 do modelo multilinha H-1250 e o restante do mesmo STI-H250.
A Huawei será a provedora de tecnologia em inteligência artificial, na geração de 156 MW, referente as cinco novas usinas do complexo. A solução FusionSolar 6.0+ da empresa irá possibilitar, por exemplo, uma redução do LCOE (Custo Nivelado de Energia) em mais de 5%.
Além disso, conta com 760 inversores string, 24 estações de transformador, sistema de seguimento de ponto de máxima potência (MPPT) e sistema de diagnóstico de curva I-V.
Segundo a Huawei, a solução está preparada para receber a funcionalidade SDS (Smart DC System), que utiliza um algoritmo para realizar integração de módulos bifaciais, trackers e de inversores multi-MPPT.
O algoritmo foi desenvolvido com base em condições de operação normais e anormais do sistema elétrico. A partir disso, a Huawei criou um modelo que integra o algoritmo de remodelagem de impedância baseado em inteligência artificial, que aumenta a taxa de penetração de fontes renováveis, permitindo que os inversores forneçam suporte maior e tragam mais estabilidade aos sistemas elétricos.
Bolsonaro destaca inauguração do complexo solar
A inauguração foi um dos assuntos que abriram uma live presidencial, realizada toda quinta-feira com assuntos da semana. Ao comentar sobre o tema, Bolsonaro destacou a capacidade do complexo solar Coremas.
“É um complexo bastante grande. A previsão a curto prazo é atender 300 mil casas com energia solar e a área total, depois de tudo pronto, vai equivaler a 1100 campos de futebol. É um investimento privado, assim como o de Caldas Novas (MG)”, disse Bolsonaro, durante transmissão no YouTube.