A Trina Solar anunciou que o total de vendas de seus painéis solares de potência ultra-alta da série Vertex acaba de alcançar 1 GW globalmente, incluindo aproximadamente 200 MW na Europa, bem como em outras três regiões: Ásia-Pacífico, Oriente Médio e América Latina.
Em fevereiro deste ano, a fabricante lançou, em escala global, os módulos fotovoltaicos da série Vertex 500 W. Em cinco meses, a potência gerada pelos painéis foi elevada para mais de 600 W.
Segundo a empresa, a equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Trina utiliza tecnologia multi-busbar como uma base para aprimorar ainda mais a eficiência dos módulos e reduzir perdas na transmissão de corrente e perdas na resistência da barra de interconexão.
Como resultado, a fabricante inovou o layout do design de tecnologias avançadas, como corte não-destrutivo e a embalagem de alta densidade. Essas tecnologias tornaram possível reduzir ainda mais a perda de resistência e melhorar de forma significativa a resiliência dos módulos contra rachaduras e a sua resistência ao calor, além de maximizar o espaço de armazenamento.
Além disso, a Trina destacou que os painéis da série Vertex adotam um design de baixa voltagem e alta potência string. Através do aumento da potência de um único string, o número total pode ser reduzido de forma efetiva e as conexões mecânicas necessárias correspondentes, como, por exemplo, trackers e conexões elétricas podem ser reduzidas.
Outra vantagem ressaltada pela empresa é que, com o aumento da potência do painel, a quantidade de módulos necessários para produzir a mesma capacidade é reduzida. Como resultado, os custos associados (por exemplo, custos de instalação e construção, custo de construção de tracker, instalação e gerenciamento de cabos e outros) também são reduzidos, diminuindo o custo geral de BOS (Balance of System – Balanço do Sistema) e maximizando os ganhos do consumidor.
Futuro energético da Trina
Até o final de 2020, a capacidade de produção de painéis de potência ultra-alta da série Vertex deve alcançar 22 GW no total.
A Trina afirmou que, com a expansão e a melhoria da capacidade de produção, bem como a conexão e inovação de toda a cadeia industrial, painéis de potência ultra-alta irão atrair mais clientes e a indústria terá um futuro extremamente promissor.
Trina vai aumentar produção de painéis de 500 W e 600 W
A Trina Solar anunciou que vai ampliar sua capacidade de produção de painéis solares em 15 GW. A estimativa é que o projeto custará por volta de 3 bilhões de yuans (R$ 2,5 bilhões), dos quais 1,5 bilhão de yuans (R$ 1,2 bilhão) serão utilizados na compra de equipamentos.
Segundo a fabricante, a construção deve começar ainda neste ano e será finalizada em 2023. Para isso, a empresa assinou um acordo de cooperação e investimento com o Comitê de Administração da Zona de Desenvolvimento Industrial de Alta Tecnologia Nacional de Changzhou, na China.