Segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a geração de energia solar fotovoltaica aumentou 21,3% em setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2019.
O levantamento destacou também que houve uma elevação na produção das usinas hidráulicas (16,8%) e eólicas (11,1%). Apenas as térmicas apresentaram queda em sua geração (-36,2%).
Ainda de acordo com a CCEE, com relação ao consumo de energia elétrica no Brasil em setembro, houve um aumento de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado, apontando a retomada na demanda à medida que ocorre o retorno gradual das atividades econômicas do país.
O ACR (Ambiente de Contratação Regulada) apresentou aumento de 0,5%. Excluindo o impacto das migrações de consumidores do ACR para o ACL (Ambiente de Contratação Livre), a alta seria de 2,7%. Já o consumo de energia do ACL, composto em sua maioria por grandes consumidores de energia, subiu 8,4%. Porém, ao expurgar o impacto da migração dos consumidores cativos, o ACL aumentaria somente 3,5%.