O Brasil atingiu a marca de 400 mil UCs (unidades consumidoras) que utilizam energia solar fotovoltaica. O volume considera sistemas de microgeração e minigeração em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a fonte fotovoltaica domina o segmento de GD (geração distribuída), com mais de 99% das instalações do país.
“Este recorde é resultado do esforço de todo o segmento de geração solar distribuída para transformar o Brasil em um país mais sustentável. Celebramos esta relevante conquista, ao mesmo tempo em que percebemos que ainda temos muito trabalho e oportunidades pela frente: há ainda mais de 85 milhões de unidades consumidoras no Brasil que não possuem solar fotovoltaico”, destacou Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho da ABSOLAR.
Dados da associação apontam que, desde 2012, a GD fotovoltaica teve um aumento médio de 231% ao ano no país, contribuindo com mais de R$ 4,7 bilhões de reais, reinjetados na economia local. Além disso, mais de 190 mil empregos foram gerados no país durante o período.