Outubro foi o mês com maior volume financeiro no ACL (Ambiente de Contratação Livre) da história. Ao total, foram R$ 4,8 bilhões em negócios no ML (mercado livre), um crescimento de 118% com relação a setembro. É o que apontou o BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia).
De acordo com a plataforma, o montante no mês passado é maior que os R$ 4,23 bilhões obtidos em janeiro, que até então se apresentava como o melhor mês para as negociações no ML de energia.
“O aumento de transações é uma vitória. Isto demonstra a confiança dos agentes e contribui para uma maior liquidez para o mercado”, destacou Bernardo Marangon, especialista em mercados de energia elétrica e diretor da Exata Energia.
“Uma iniciativa importante que está sendo liderada pela BBCE é o ambiente de comercialização de energia por meio de derivativos, o que certamente será essencial para evolução do setor”, acrescentou o especialista.
Outro destaque apontado pelo BBCE ficou por conta do resultado operacional de outubro, que também apresentou uma alta. Foram negociados 19,6 mil GWh (7.733 mil contratos), o melhor resultado desde março.
O volume representa um crescimento de 31% em relação a setembro de 2020, assim como foi 51% superior se comparado com outubro de 2019.
“Estamos observando um grande crescimento de migrações para o ML. Este movimento sempre é intensificado pela redução do preço de energia, que ocorreu neste período de pandemia, trazendo condições mais vantajosas para os consumidores”, concluiu Marangon.