Os corredores expressos no Brasil vão ganhar uma alternativa para lá de sustentável. Isso porque a BYD concluiu, com a Marcopolo, o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% eletrificado do país, com chassi D11B, de piso baixo.
De acordo com a fabricante, o chassi, que segue para homologação, possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio e autonomia de até 250 km.
Ao total, o modelo comporta 168 passageiros e terá um sistema inovador de biossegurança, além de outras tecnologias.
O ônibus foi apresentado em Caxias do Sul, na fábrica da Marcopolo. Após o processo de homologação, será iniciada a produção em série dos veículos.
Segundo a empresa, as primeiras 12 unidades já foram vendidas para a prefeitura de São José dos Campos, para o projeto do primeiro corredor expresso com ônibus elétricos.
“Além de não poluentes, as viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Por outro lado, os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir em um carro automático e com diversas tecnologias que auxiliam no guiar”, destacou Marcos Jardim, diretor de Operações da BYD Brasil.