Usina solar de 137 kWp é instalada na Santa Casa de Araraquara

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) investiu aproximadamente R$ 463 mil na Santa Casa de Araraquara, por meio do PEE (Programa de Eficiência Energética). O objetivo do investimento foi contemplar a unidade com a instalação de uma usina solar fotovoltaica com potência de 137 kWp, além de realizar a troca de 364 lâmpadas comuns por LED.

O trabalho foi desenvolvido pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e contou com a instalação da Dinâmica Energia Solar. Ao todo, foram instalados 264 painéis solares da JA Solar e inversores da ABB. O projeto durou aproximadamente 12 meses.

De acordo com a concessionária, a economia na conta de luz do hospital pode chegar em cerca de R$ 91,4 mil anuais, poupando aproximadamente 202 MWh ao ano.

Segundo Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL, o projeto visa a sustentabilidade ambiental e a redução das despesas para novos investimentos do hospital.

“As instituições filantrópicas têm dificuldade em ter suas contas equilibradas, por isso, esse tipo de projeto ajuda muito os hospitais a reduzirem sua conta de energia mensal e com essa economia, eles podem investir em outras necessidades”, explicou Zaia.

O diretor-geral da Santa Casa de Araraquara, Rogério Bartkevicius, comemorou a conclusão do trabalho e reforçou que a economia gerada será revertida em investimento para a saúde do paciente.

“A sustentabilidade energética é extremamente importante para um hospital que tem diversos equipamentos para a realização de exames e até mesmo de suporte à vida, então, essa ação tem um significado especial, não apenas financeiro, mas também, sustentável”, completou Bartkevicius.

“É graficamente para nós da Dinâmica Energia Solar ajudarmos as pessoas da nossa sociedade. A Santa Casa de Araraquara deverá reduzir seus custos, com isso poderá destinar essa economia para compra de novos equipamentos e para a melhoria da unidade”, destacou Artur Cantador Bernardo, gerente comercial da Dinâmica Energia Solar.

O Programa de Eficiência Energética é regulado e fiscalizado pela ANEEL, já que se trata de uma obrigação das concessionárias de energia. Ele tem como objetivo principal a promoção do uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. As concessionárias devem aplicar um percentual mínimo de 0,5% da ROL (Receita Operacional Líquida) em benfeitorias.

Créditos das imagens: Dinâmica Energia Solar

Picture of Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.