A UFPR (Universidade Federal do Paraná) inaugurou, durante evento online realizado na última sexta-feira (11), a maior usina solar em carport – coberturas construídas a partir de painéis fotovoltaicos para áreas de estacionamento – do Brasil.
O projeto, instalado em uma área de 7 mil m² no Campus Centro Politécnico, em Curitiba (PR), foi realizado em parceria com a Copel (Companhia Paranaense de Energia).
“São R$ 21 milhões investidos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) nessa ação, que abrange praticamente todos os prédios da universidade federal”, disse João da Silva Dias, coordenador do Projeto de Eficiência Energética da UFPR e superintendente da Funpar.
Segundo Dias, a planta tem 1,2 MW de potência e 56 mil lâmpadas LED serão instaladas nos prédios, trazendo uma economia de cerca de R$ 2 milhões de reais por ano. Ao total, são 2.376 painéis sobre as 375 vagas do estacionamento do setor de ciências biológicas, além de outros 538 módulos sobre os telhados dos edifícios de engenharia química e elétrica.
“A Copel participou dessa chamada especial em 2016 e abraçou esse projeto de trazer a eficiência energética e os recursos distribuídos para o ensino superior público”, comentou Julio Omori, superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel.
“O ponto de vista da Copel é uma semente plantada para um futuro promissor, e o setor elétrico está cada vez mais voltado à sustentabilidade do nosso planeta”, concluiu Omori.
Uma resposta
Great article, I liked it very much congratulations. 70851395 3311924