O grupo Madero entrou para a lista de empresas que investem em energia solar. A rede de restaurantes lançou em dezembro a primeira Ecoparada, um complexo gastronômico que traz conceitos de sustentabilidade e eficiência energética.
Localizado no quilômetro 44 da Rodovia Castello Branco, próximo à cidade de Araçariguama (SP), o empreendimento conta com painéis fotovoltaicos e pontos de recarga para carros elétricos no estacionamento.
Ademais, o local possui uma composteira e todo o lixo orgânico coletado será utilizado como adubo para os canteiros dos restaurantes do grupo. Também será feita a captação e utilização de água da chuva para reuso nos banheiros e irrigação de mais de 4 mil mudas ornamentais e de 320 m² de telhado verde.
De acordo com Junior Durski, propietário do grupo Madero, a Ecoparada é o grande projeto da vida dele. “O empreendimento é um convite para embarcar numa experiência ímpar com todos os sabores do grupo, muito conforto para a família, lazer e entretenimento com modernidade e sustentabilidade”, destacou.
Restaurante em Salvador investe em solar
Seguindo esta pegada sustentável, a rede de restaurantes Casa de Tereza, localizada em Salvador (BA), também instalou um sistema fotovoltaico e irá economizar cerca de R$ 14 mil por mês em gastos com eletricidade. As obras da planta de 118,8 kWp tiveram a duração de dois meses e foram finalizadas no fim de junho de 2020.
Ao todo, a usina possui 360 módulos solares da Trina Solar e quatro inversores Sungrow. A produção anual estimada no primeiro ano de operação é de 202 mil kWh, com uma produção média mensal de aproximadamente 16.900 kWh.