Alguns grupos consumidores de energia possuem diferentes tarifas ao longo do dia – principalmente consumidores do grupo A, que encontram tarifas em horários de ponta e fora da ponta.
Buscando o melhor aproveitamento das tarifas, pode ser configurado um período fixo para carga e descarga das baterias, de forma que as baterias se carreguem em horários em que a tarifa é mais baixa e se descarreguem em horários de ponta para evitar o consumo de energia da rede com tarifas mais elevadas. Esta solução é conhecida como Time Of Use ou Energy Shifting.
O gráfico abaixo evidencia que a energia gerada por um sistema fotovoltaico, não está disponível durante todo o período de alta tarifa, por isso, a energia durante os momentos de alta tarifa deve ser consumida da rede.
Quem pode se beneficiar com o uso dos bancos de baterias? Indústrias com alto consumo em horários de ponta, shopping centers e outras instalações com diferentes tarifas de energia.
Funcionamento
O sistema consiste em usar as baterias para suprir a demanda das instalações em horários em que a tarifa de eletricidade tem alto custo, como em horários de ponta, tornando assim o consumo mais barato. Para isso as baterias podem ser carregadas em horários em que a tarifa de energia é mais barata ou com a ajuda de outras fontes de energia como a fotovoltaica.
O gráfico abaixo ilustra um exemplo de consumo de energia da rede elétrica em uma instalação, destacando o horário de ponta (17h – 20h).
Configurando as baterias para entrarem em operação nos horários de ponta, teríamos algo similar ao mostrado no próximo gráfico.
No gráfico acima, durante o horário de ponta (17h – 20h) o consumo da rede quando a bateria está descarregando é nulo.
Elementos necessários do sistema
-
Baterias de alta tensão
-
Inversores para uso com baterias
-
Medidor de energia inteligente (determina os valores elétricos medidos no ponto de interconexão).
Possibilidade de aplicação
Um shopping center, por exemplo, apresenta alto consumo em horários específicos em que a tarifa da rede é muito alta. Um sistema de baterias permite que a energia armazenada nas baterias seja descarregada nesses momentos, podendo ser carregadas em outros momentos em que a tarifa é mais baixa ou mesmo com a ajuda de um sistema fotovoltaico.
O diagrama abaixo é uma versão simplificada do encontrado em uma folha de dados da Tesvolt e ilustra as principais conexões elétricas e de comunicação de um sistema com o TS HV 70.
Confira outros exemplos de aplicações com bancos de baterias em: https://ideatek.force.com/s/projetos.