O forte aumento no número de sistemas fotovoltaicos instalados em residências, comércios, propriedades rurais e outros espaços pelo Brasil, junto com um número crescente de contratos bilaterais de compra de energia (PPAs) para usinas solares de grande escala afora, está impulsionando o setor solar no país.
Hoje, já são mais de 9 GW de instalação fotovoltaica operacional, de acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Este cenário é promissor para o setor solar, que no ano passado registrou 4,9 GW em vendas de inversores fotovoltaicos, segundo relatório da consultoria Greener.
Estes números chamaram a atenção da fabricante de origem alemã Sunways, que tem aumentado seus investimentos significativamente no Brasil ao longo dos anos e gradualmente aprofundou sua penetração no mercado e expandiu a equipe de serviço local.
“O Brasil é o centro das atenções em 2021 para a Sunways. Hoje, oferecemos uma ampla variedade de produtos de alta qualidade para todas as aplicações e ambientes fotovoltaicos, incluindo instalações solares residenciais, comerciais e de grande escala e armazenamento de energia”, afirma Carlos Trotta, Gerente de Vendas Brasil e America Latina da Sunways.
Atualmente, o portfólio da Sunways integra a série residencial monofásica (STS 1 ~ 10kW); a série comercial pequena trifásica (STT 4 ~ 25kW); a série trifásica industrial e montada no solo (STT 50 ~ 136kW); e a série residencial e comercial de armazenamento de energia (STH 3 ~ 12kW) e dispositivos de monitoramento.
A Sunways já recebeu certificados do INMETRO para os inversores monofásicos de 3kW, 5kW, 6kW, 8kW e o inversor trifásico 10kW. Além disso, todos os inversores foram aprovados pela IEC 62109, EMC 61000, IEC 61727 e 62116 e 61683 e 60068 que já foram lançados no mercado brasileiro.
“Nossa extensa gama de produtos nos permite atender à demanda em constante mudança no mundo e aumenta muito nosso poder competitivo. Nossos produtos se destacam, em relação a outras marcas, por terem tecnologias alemãs de alta qualidade e de ponta”, destaca Trotta.
Após quase 30 anos de desenvolvimento contínuo, a Sunways se tornou uma das mais antigas e importantes empresas de inversores string no campo fotovoltaico. Hoje, está presente em mais de 40 países e conta com uma equipe de aproximadamente 50 profissionais de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) com mais de dez anos de experiência na indústria fotovoltaica.
“Desde os critérios de seleção de materiais, algoritmos de controle de software, pesquisa e desenvolvimento, produção e testes internos até o lançamento no mercado, cada processo está em conformidade com os padrões de qualidade alemães reconhecidos. A Sunways se esforça para atender às expectativas dos clientes de alta qualidade e alta confiabilidade, utilizando instalações de manufatura automatizadas de última geração e um rigoroso sistema de controle de qualidade de padrão alemão”, ressalta Trotta.
Características dos inversores Sunways
Segundo a fabricante, seus equipamentos possuem diversos mecanismos de proteção incorporados, tais como proteção contra surtos CC e CA, anti-ilhamento, curto-circuito, sobretensão, sobrecorrente e proteção de sobretemperatura, bem como proteção de polaridade inversa com características de monitoração de falhas de terra e de rede que garantem ainda mais um desempenho estável e um funcionamento seguro.
Ademais, a Sunways destaca que seus inversores estão equipados com algoritmo MPPT avançado com uma eficiência MPPT de 99,9%, que pode reduzir eficazmente a perda de energia causada por rápidas mudanças climáticas e sombras de multi picos.
“Nosso inversores suportam mais de 1,3 vezes a capacidade de sobre dimensionamento DC e 1,1 vezes a capacidade de sobrecarga AC contínua. Com visor OLED e design de aspecto requintado, os inversores Sunways são mais atrativos e de boa aparência. Os componentes-chave que utilizamos são de fabricantes líderes mundiais, como Rubycon, Panasonic, Infineon, materiais que asseguram uma melhor confiabilidade e eficiência. Um desenho de loop de corrente sem paralelo maximiza o desempenho dos componentes e melhora a performance de dissipação de calor, tornando os nossos inversores com melhor eficiência e confiabilidade”, conclui Trotta.
Uma resposta
Gusteriamos de receber os Datasheets dos inversores homologados pelo INMETRO.