A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) instaurou a Comissão de Estudos de Segurança Contra Incêndio em Sistemas contendo Acumuladores de Energia.
O objetivo é estabelecer normas técnicas necessárias para evitar incêndios em baterias de diversos usos, incluindo tecnologias para armazenamento de energias renováveis e de uso da eletromobilidade.
Segundo Rogério Lin, superintendente do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (CB-24) da ABNT, o uso de baterias é um grande avanço para humanidade, pois permite que sistemas fotovoltaicos produzam energia durante o dia e acumule o excedente para posterior uso noturno da eletricidade.
Da mesma forma, as baterias permitem utilizar celulares, ferramentas e veículos eletrificados com mais conforto e muitas vezes com menor impacto ao meio ambiente.
“À medida que os acumuladores de energia aumentam a sua densidade energética, surgiram novas tecnologias como as baterias de íons de lítio, que são mais eficientes no carregamento e na durabilidade e vida útil que oferecem”, pontuou Lin.
“Ao mesmo tempo, criaram potenciais riscos que devem ser mitigados e controlados não somente na sua origem, como também em casos onde são inevitáveis. Um dos riscos existentes é a fuga térmica, fenômeno que ocorre raramente, mas que gera um risco de incêndio de grande impacto, principalmente quando localizado dentro das edificações”, acrescentou.
O Comitê está convocando especialistas de múltiplos setores, entres eles profissionais que atuam com veículos elétricos, recicladores de baterias, energias renováveis, entre outros, para que possam contribuir com mais essa comissão. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: cb-24@abnt.org.br.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.