A Albioma, multinacional francesa atuante no Brasil no setor de energia desde 2014, anunciou a construção de novos projetos de GD (geração distribuída) no Brasil com o objetivo de acrescentar 100 MWp de geração solar fotovoltaica ao seu portfólio. Atualmente, a empresa possui 31,6 MWp.
À impressa a empresa informou que assinou um contrato guarda-chuva para o suprimento de 50 MWp em equipamentos, incluindo um modelo de tracker nacional elegível a financiamento por bancos de fomento. Ainda de acordo com a companhia, os novos projetos serão construídos de forma a cumprir os prazos regulatórios de interconexão previstos na Lei 14.300/2022.
E para atingir a meta de investimento no mercado brasileiro, a Albioma tem contado com o trabalho, desde o início do ano, da assessoria financeira da Watt Capital na análise de projetos do tipo GD I em geografias específicas.
Christiano Forman, diretor Presidente da Albioma, explica que as áreas de interesse para a viabilização de novos projetos são as áreas de concessão da:
- Energisa Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;
- Enel Ceará;
- COELBA;
- CEMIG, apenas na área da SUDENE;
- Equatorial Piauí, em especial, próximo a São João do Piauí; e
- CELPE, preferencialmente próximo a São João do Belmonte.
Segundo ele, nessas áreas, a Albioma tem interesse em avaliar qualquer projeto a partir de 1 MW.
De acordo com Eduardo Tobias, sócio-diretor da Watt Capital, é fundamental viabilizar clusters para capturar ganhos de escala na implantação e na gestão dos futuros ativos, dado que os projetos são individualmente pequenos. Por essa razão, a Albioma busca projetos próximos de suas usinas operacionais fotovoltaicas e de bioenergia nos estados de Goiás, São Paulo, Pernambuco e Piauí, mas também blocos de projetos que viabilizem novos clusters.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.