ALEMANHA. O primeiro telhado solar construído sobre uma rodovia está prestes a ser inaugurado na Alemanha. O projeto trata-se de uma cooperação entre o Instituto Fraunhofer ISE (Freiburg), Forster FF e Austrian Institute of Technology (Áustria).
Construída em acostamento da via A 81 na área de Hegau-Ost, no estado de Baden-Württemberg, a nova usina tem uma área do telhado de 12 metros por 14 metros, composta por módulos fotovoltaicos, localizada a cerca de 5,50 metros acima da pista.
O telhado deverá ser concluído ainda em julho de 2023, segundo comunicado do ministério federal de Digitalização e Transporte.
“A fotovoltaica em estradas federais é um passo importante do governo federal em direção à neutralidade climática. Por isso, consideramos a fotovoltaica em todos os nossos planos futuros. Com a nossa lei de aceleração de aprovações, vamos acelerar e simplificar a expansão de usinas solares em rodovias. Agora é hora de colocar em prática”, anunciou o Dr. Volker Wissing, ministro Federal de Digitalização e Transporte durante uma visita no dia 27 de junho no local da construção.
Também estiveram presentes nesta visita Anne Rethmann, diretora Financeira da Autobahn GmbH des Bundes – responsável pelas rodovias do país – e o professor doutor Markus Oeser, presidente do Instituto Federal de Pesquisa Rodoviária (BASt).
A usina é uma instalação experimental desenvolvida em um projeto de pesquisa financiado conjuntamente pelos três países vizinhos Alemanha, Áustria e Suíça.
A estrutura
A empresa responsável pela construção e instalação da usina é a focusEnergie que, em quatro dias, levantou e instalou a estrutura. A usina tem cem módulos fotovoltaicos da Solarwatt.
Durante a fase de experimento, a usina será cientificamente acompanhada. O objetivo é que a estrutura produza até 40.000 kWh por ano. No período de teste, serão avaliados os impactos possivelmente causados pelo tráfego e quais serão seus efeitos sobre a usina solar.
Projetos futuros
Diante da instalação do primeiro projeto piloto, a Autobahn GmbH des Bundes afirmou que já está avaliando locais onde futuras usinas solares podem ser instaladas.
Além disso, informou que está facilitando para municípios, residentes e investidores a instalação de módulos fotovoltaicos nas áreas próximas às rodovias federais. “Há um enorme potencial aqui que queremos aproveitar de forma consistente e ágil”, destacou em nota.
A aceleração da expansão de instalações de energia renovável na infraestrutura de transporte faz parte da lei de aceleração de aprovações. O projeto de lei apresentado pelo ministro federal doutor Volker Wissing foi aprovado pelo Gabinete Federal em 3 de maio de 2023. No planejamento e construção de novas rodovias federais, será avaliado em que medida as áreas e instalações relacionadas podem ser utilizadas para tais instalações.
Além das construções sobre as rodovias, está sendo avaliado o uso das barreiras de proteção contra ruídos, comuns nas autoestradas alemãs, para a instalação de usinas fotovoltaicas.
Áreas potenciais já estão sendo mapeadas e medidas estão sendo facilitadas para que, futuramente, os municípios, a população ou investidores possam implementar instalações nas áreas adjacentes às rodovias federais.
De acordo com a diretora financeira da Autobahn GmbH des Bundes, o objetivo é alcançar a neutralidade climática na manutenção e operação das rodovias até 2040.
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Uma resposta
Como fica a segurança, evitar os roubos, etc? E outra questão, se resolverem transportar uma carga gigante, como peças de usinas e etc…. ??? como irão passar?? tem muitos prós e tem muitos contras… ainda sou a fazer do terreno plano….