Alemanha é pioneira em projeto piloto de usina solar sobre rodovia

Projeto trata-se de uma cooperação entre o Instituto Fraunhofer ISE (Freiburg), Forster FF e Austrian Institute of Technology (Áustria)
Foto: Bundesanstalt für Straßenwesen-BASt (Instituto Federal de Pesquisa em Rodovias)

ALEMANHA. O primeiro telhado solar construído sobre uma rodovia está prestes a ser inaugurado na Alemanha. O projeto trata-se de uma cooperação entre o Instituto Fraunhofer ISE (Freiburg), Forster FF e Austrian Institute of Technology (Áustria).

Construída em acostamento da via A 81 na área de Hegau-Ost, no estado de Baden-Württemberg, a nova usina tem uma área do telhado de 12 metros por 14 metros, composta por módulos fotovoltaicos, localizada a cerca de 5,50 metros acima da pista.

O telhado deverá ser concluído ainda em julho de 2023, segundo comunicado do ministério federal de Digitalização e Transporte.

“A fotovoltaica em estradas federais é um passo importante do governo federal em direção à neutralidade climática. Por isso, consideramos a fotovoltaica em todos os nossos planos futuros. Com a nossa lei de aceleração de aprovações, vamos acelerar e simplificar a expansão de usinas solares em rodovias. Agora é hora de colocar em prática”, anunciou o Dr. Volker Wissing, ministro Federal de Digitalização e Transporte durante uma visita no dia 27 de junho no local da construção.

Também estiveram presentes nesta visita Anne Rethmann, diretora Financeira da Autobahn GmbH des Bundes – responsável pelas rodovias do país –  e o professor doutor Markus Oeser, presidente do Instituto Federal de Pesquisa Rodoviária (BASt).

A usina é uma instalação experimental desenvolvida em um projeto de pesquisa financiado conjuntamente pelos três países vizinhos Alemanha, Áustria e Suíça.

A estrutura

A empresa responsável pela construção e instalação da usina é a focusEnergie que, em quatro dias, levantou e instalou a estrutura. A usina tem cem módulos fotovoltaicos da Solarwatt.

Durante a fase de experimento, a usina será cientificamente acompanhada. O objetivo é que a estrutura produza até 40.000 kWh por ano. No período de teste, serão avaliados os impactos possivelmente causados pelo tráfego e quais serão seus efeitos sobre a usina solar.

Projetos futuros

Diante da instalação do primeiro projeto piloto, a Autobahn GmbH des Bundes afirmou que já está avaliando locais onde futuras usinas solares podem ser instaladas.

Além disso, informou que está facilitando para municípios, residentes e investidores a instalação de módulos fotovoltaicos nas áreas próximas às rodovias federais. “Há um enorme potencial aqui que queremos aproveitar de forma consistente e ágil”, destacou em nota.

A aceleração da expansão de instalações de energia renovável na infraestrutura de transporte faz parte da lei de aceleração de aprovações. O projeto de lei apresentado pelo ministro federal doutor Volker Wissing foi aprovado pelo Gabinete Federal em 3 de maio de 2023. No planejamento e construção de novas rodovias federais, será avaliado em que medida as áreas e instalações relacionadas podem ser utilizadas para tais instalações.

Além das construções sobre as rodovias, está sendo avaliado o uso das barreiras de proteção contra ruídos, comuns nas autoestradas alemãs, para a instalação de usinas fotovoltaicas.

Áreas potenciais já estão sendo mapeadas e medidas estão sendo facilitadas para que, futuramente, os municípios, a população ou investidores possam implementar instalações nas áreas adjacentes às rodovias federais.

De acordo com a diretora financeira da Autobahn GmbH des Bundes, o objetivo é alcançar a neutralidade climática na manutenção e operação das rodovias até 2040.

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Daniele Haller
Vivendo na Europa há 12 anos, trabalha como jornalista correspondente para diferentes canais de comunicação no Brasil, assim como para projetos que apoiam o desenvolvimento de brasileiros no mercado de trabalho no exterior. Graduada em Jornalismo pela Estácio de Sá do Ceará em 2008.

Uma resposta

  1. Como fica a segurança, evitar os roubos, etc? E outra questão, se resolverem transportar uma carga gigante, como peças de usinas e etc…. ??? como irão passar?? tem muitos prós e tem muitos contras… ainda sou a fazer do terreno plano….

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