A Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) instalou um sistema de energia solar em suas dependências com o objetivo de gerar energia limpa e reduzir gastos com o valor da conta de luz.
A obra foi executada pela Quantum Engenharia e contou com a instalação de 636 módulos fotovoltaicos, de 400 Wp cada um. Os painéis foram distribuídos em uma área de cerca de 1,5 km² e garantirão um produção anual de energia elétrica estimada em 328.745,00 kWh.
De acordo com Thiago Martins, gerente do departamento de energia solar da Quantum Engenharia, o uso da tecnologia irá reduzir cerca de 20% do percentual de energia elétrica que atualmente é consumida todos os dias pela Alesc. Ao todo, o sistema evitará em um ano a emissão de 174 toneladas de CO² na atmosfera, o equivalente ao plantio de 4,4 mil árvores.
Segundo Martins, ao fomentar o uso de energia solar fotovoltaica, o poder público contribui com a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa e com a economia nas suas contas de energia elétrica. “Instituições que apostam nesta fonte reduzem suas despesas e agregam ganhar valores perante a sociedade, como a consciência socioambiental”.
Com um dos melhores recursos solares do planeta, o Brasil vivencia um crescimento exponencial da tecnologia solar fotovoltaica, com a potência instalada desta fonte limpa, renovável e acessível praticamente dobrando, ano após ano, no país.