A Amara Nzero, multinacional espanhola de produtos e serviços para a transição energética, em parceria com a BCR.CX, empresa de BPO (Terceirização de Processos de Negócios), consultoria e tecnologia de customer experience, implementou um novo sistema para ampliar o número de empresas atendidas, as vendas de produtos e o impacto ambiental das operações no Brasil.
Com esta parceria, a empresa registrou redução média de 90% no tempo de atendimento e um crescimento de 300% no número de clientes ativos em dois anos, passando de 2 mil para 6 mil.
Antes da contratação, a Amara Nzero usava o sistema Zendesk, que segundo Pedro Scripilliti, head de Digital da empresa, era subutilizado. “O sistema Zendesk é extremamente completo e abrangente, mas estávamos utilizando 10% de sua capacidade. Tínhamos na mão uma Ferrari, que rodava como um Fusca”, explica.
Neste cenário, a contratação da BCR.CX veio para otimizar a utilização do sistema Zendesk. “Em outras empresas que havia trabalhado anteriormente, já havia visto o Zendesk rodar com a BCR.CX e entendi que precisávamos investir em sua contratação para otimizar todo o sistema de atendimento ao cliente. Automatizamos os contatos reativos e investimos na captação de clientes. A partir daí, os números falam por si”, complementa Scripilliti.
Sistema unificado
Segundo a Amara Nzero, com a parceria os atendimentos foram unificados em tíquetes para evitar o “desperdício de clientes”.
Com essa mudança, o tíquete permanece na tela do vendedor até que ele tenha concluído a operação. Se houver demora para a conclusão dos processos envolvendo vendas, os gestores identificam pelo sistema em qual setor da empresa a demanda está parada e por qual motivo, facilitando o encaminhamento da solução.
“Sem automação, com as demandas tratadas por e-mail, muita coisa se perde. Quando a Amara NZero entrou em contato conosco, eles pediram um estudo e relatório de tudo o que podia ser aprimorado nos processos internos e externos. Mergulhamos fundo e nos dedicamos ardentemente a esse projeto para apoiá-los nessa tarefa urgente e preciosa, que é ajudar a preservar o planeta Terra”, explica Bruno Rodrigues, CEO da BCR.CX
“Para atingir esse objetivo, a tática foi aumentar a produtividade do sistema de cadastro de clientes. Foi o momento que integramos o sistema à 55PBX [spin off da BCR.CX que opera como um CCaaS (Contact Center as a Service)] e passamos a utilizar chatbots para acelerar a captação reativa de clientes, foi o momento no qual a Amara NZero conseguiu triplicar sua base”, finaliza Rodrigues.
Amara Nzero na descarbonização
Hoje, a operação da Amara NZero Brasil concentra suas atividades em três eixos da transição energética: descarbonização, eletrificação e eficiência energética/ digitalização.
A multinacional possui cinco unidades, com escritórios, localizados nos municípios de São Paulo (SP), Salvador (BA) e Recife (PE); conta com dois centros de distribuição, em Cajamar (SP) e Feira de Santana (BA), além de executivos de contas em 27 estados brasileiros.
Em todas as etapas de produção de energia – eólica, solar e hidráulica- a Amara NZero já gerou 27.375 GWh em operação brasileira. Desde sua fundação, a empresa já reduziu 11 milhões de toneladas de Gás Carbônico, o equivalente a 16,5 milhões de árvores plantadas.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.