A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (15), a homologação final do resultado e a adjudicação do objeto do Leilão de Transmissão nº 1/2024. A previsão para assinatura dos contratos de concessão é 28 de junho deste ano.
O investimento totalizou R$ 18,2 bilhões para viabilizar o projeto que engloba 6.464 quilômetros em linhas de transmissão e subestações, oferecendo uma capacidade de transformação de 9.200 MVA.
O deságio médio atingiu 40,78%, resultando em uma economia de aproximadamente R$ 30,1 bilhões para os consumidores finais.
“Todas as proponentes vencedoras dos lotes de 1 a 15 do Leilão de Transmissão 1/2024 entregaram os respectivos documentos de habilitação jurídica, econômico-financeira e de regularidade fiscal/trabalhista”, informou a Agência.
Os projetos adquiridos, com prazos diversos para operação comercial, variam entre 36 e 72 meses e contemplam os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A expectativa é de geração de aproximadamente 35 mil empregos durante a construção dos empreendimentos.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.