A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) realizou, nesta quinta-feira (24), uma reunião com representantes das distribuidoras de energia de São Paulo e demais autoridades para nivelar as medidas que serão tomadas para enfrentar as chuvas e as rajadas de vento que estavam previstas para acontecerem entre ontem e hoje.
Durante o encontro, também foram apresentadas as providências a serem adotadas durante o segundo turno das eleições, que acontecerá no domingo (27) em 18 municípios paulistas.
Além das concessionárias, também participaram da reunião profissionais da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), da Defesa Civil e do departamento estadual de meteorologia.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, iniciou a reunião destacando que tanto os eventos climáticos quanto as eleições necessitam de um trabalho coordenado de todos os entes do setor elétrico.
O executivo reiterou que o clima mudou, as contingências também e que é preciso um esforço coletivo de todos para evitar danos à população. A reunião foi realizada de forma remota com equipes técnicas em Brasília (DF) e em São Paulo (SP).
A ANEEL e a Arsesp enviaram ofício pedindo para que as distribuidoras evitem desligamentos programados, manobras e outras operações no período.
Além disso, foi estabelecido um canal de informações para que a comunicação seja ágil com todas as distribuidoras. Uma equipe conveniada à ANEEL estará no centro integrado no dia das eleições e outras equipes serão deslocadas para acompanhar todo o processo eleitoral.
Confira abaixo o detalhamento de cada distribuidora:
Grupo CPFL
- Representantes da empresa full time no gabinete de crise nos centro de operação;
- Definiu com o Governo, Arsesp e Defesa Civil a divulgação dos boletins periódicos sobre o restabelecimento de energia, caso ocorra;
- Municípios da área de concessão onde ocorrerá o segundo turno já estão mapeados e equipes ficarão de prontidão para atender qualquer emergência.
EDP
- Empresa cancelou desligamentos programados e outras manobras durante o período;
- Foi criado um canal direto de comunicação com os entes do setor elétrico, órgãos públicos, imprensa e a sociedade, além de uma estrutura de um comitê situacional;
- Haverá deslocamento de equipes para os municípios onde haverá segundo turno.
Neoenergia Elektro
- Empresa terá canal direto de comunicação com os entes do setor elétrico, órgãos públicos, imprensa e sociedade;
- Municípios com segundo turno terão bases operacionais da companhia;
- Telefone à disposição dos órgãos públicos;
- Trabalho de preparação das equipes.
Enel São Paulo
- Salas de crise foram montadas;
- Equipe trabalhando em conjunto com a Prefeitura para atuar em caso de queda de árvore;
- Equipes externas em campo foram mobilizadas;
- Equipes internas de atendimento ao cliente em prontidão;
- Alocação de geradores para o dia das eleições;
- Canal de comunicação com os entes do setor elétrico, órgãos públicos, imprensa e sociedade;
- Pediram auxílio da estrutura de outras distribuidoras, caso seja necessário, e também se colocaram à disposição para atender as concessionárias se for preciso.
ESS (Energisa Sul Sudeste)
- Não há municípios com segundo turno, mas uma equipe estará mobilizada e uma sala de crise foi montada para eventual evento climático adverso;
- Canal de comunicação com os entes do setor elétrico, órgãos públicos, imprensa e sociedade foi organizado.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.