A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu a Tomada de Subsídios 015/2023, cujo objetivo é obter informações para a revisão dos Procedimentos de Rede que tratam dos requisitos mínimos para sistemas de proteção, de registro de perturbações e teleproteção.
As contribuições serão recebidas pela Agência até dia 16 de outubro. O tema integra a Agenda Regulatória biênio 2022-2023 como atividade TRA 21-23.
Segundo a Agência, a tomada visa aprimorar os submódulos 1.2 e 2.11 dos Procedimentos de Rede, “com a finalidade de compatibilizar com as alterações propostas na Consulta Externa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), realizada entre 21 de junho e 6 de agosto de 2022”.
A Nota Técnica 75/2023 a Agência cita a “Mensuração do impacto das alterações propostas TRA21-33”. No documento, o ONS informou que a última revisão dos requisitos mínimos para sistemas de proteção, de registro de perturbações e de teleproteção nos Procedimentos de Rede ocorreu em 2016 e destacou quatro principais alterações propostas:
- Estabelecimento de requisitos mínimos para os sistemas de proteção, registro de oscilografia e teleproteção para subestações digitais;
- Aprimoramento dos requisitos e estabelecimento de novos requisitos para os sistemas de proteção das funções de transmissão;
- Explicitação da abrangência de aplicação do Submódulo 2.11; e
- Aperfeiçoamento da estrutura do documento e outras melhorias de baixo impacto.
A nota técnica e demais documentos relacionados já estão disponíveis no site da ANEEL. Clique aqui para acessar. As sugestões poderão ser enviadas para o e-mail ts015_2023@aneel.gov.br.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.