Milhares de consumidores de 18 cidades do interior do estado do Rio de Janeiro foram afetados por um apagão, na tarde desta segunda-feira (13), devido a uma ocorrência externa à rede da Enel, registrada no sistema de transmissão em Campos dos Goytacazes (RJ).
A interrupção no fornecimento de energia iniciou às 16h17 e, segundo a concessionária, a situação foi normalizada às 18h59 desta segunda.
A informação foi confirmada por Furnas. “A Eletrobras esclarece que às 16h17min de hoje (13) houve desligamento parcial dos setores de 138kV e 345kV da SE Campos. A equipe de manutenção da Eletrobras Furnas foi prontamente acionada, tendo sido identificada a falha de um equipamento de pequeno porte. A ocorrência teve reflexos no sistema Concessionária de Distribuição local, afetando a região de Campos. O restabelecimento completo do sistema da Eletrobras Furnas foi concluído às 19h”, informou Furnas por meio de nota.
As cidades impactadas foram Italva, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, São José de Ubá, Laje do Muriaé, Porciúncula, Aperibé, São Fidélis, Natividade, Varre-Sai, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Itaocara, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e parte de Campos dos Goytacazes.
Apagão na Rocinha
Moradores da comunidade da Rocinha e de bairros da Zona Sul também relataram nas redes sociais a falta de energia no local no período da noite. A região é atendida pela distribuidora Light.
Uma subestação de energia da light que fica em São Conrado, zona sul do Rio, não resistiu as fortes ondas de calor e pegou fogo neste momento.
Milhares de pessoas estão sem luz na região da zona sul. pic.twitter.com/8pZv9DoQGC
— Shy (@tennesseeshy) November 14, 2023
Além da Rocinha, foram impactados os bairros da Penha, Bonsucesso, Olaria, Ramos e demais regiões próximas. “Uma ocorrência de alta tensão ocasionou interrupção de energia em alguns trechos de ruas dos bairros. Equipes da companhia trabalham para restabelecer a energia o mais rápido possível”, informou a Light.
Por volta de 22h50, a Light afirmou que o serviço havia sido restabelecido após trabalho das equipes impacto nas cidades.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.