A ATESS Power anunciou que forneceu equipamentos para um BESS (Battery Energy Storage System) localizado na cidade de Bretanã, no Peru. De acordo com a empresa, o sistema de armazenamento possui 540 kW/1.666 kWh.
Ao todo, são duas microrredes. A microrrede 1 é constituída por dois HPS de 150 kW, formando uma rede de 300 kW. Já a 2 tem dois HPS de 120 kW, formando uma rede de 240 kW.
Segundo o responsável pelo projeto, há ainda grupo gerador de reserva que pode alimentar as baterias durante o tempo de descarga, da meia-noite às 7h; 16 racks de bateria; um sistema de monitoramento Enerlog; e uma usina solar instalada.
“A central é um investimento do Ministerio de Energía y Minas. E atualmente, graças à energia renovável, o crescimento vai ser muito grande e muito favorável para as pessoas, bem como para o comércio na região, que consiste na pesca e na agricultura”, disse.
“Vemos que o consumo, a procura na cidade vai aumentar. Portanto, a receita para a concessionária administrativa da central também vai aumentar, e isso vai ter uma grande influência na taxa de rentabilidade do projeto”, acrescentou.
Planos de expansão
Se houver subsídios para o projeto, o responsável afirmou que irão solicitar um orçamento para aumentar os os bancos de baterias para adquirir um grupo gerador mais potente e construir escritórios para o corpo administrativo da central.
“É verdade que vai demorar pelo menos um ano, um ano e meio, mas o projeto já está em andamento. Já são procedimentos burocráticos e estamos à espera do orçamento para podermos expandir”, explicou.
“Além disso, vamos adquirir mais equipamento da ATESS. O objetivo é tornar o sistema autônomo, de fato, para ter energia renovável 24 horas por dia”, concluiu.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.