Atlas e Albras assinam maior PPA privado de energia solar da América Latina

A energia renovável que atenderá o novo PPA com a Albras virá do Projeto Fotovoltaico Vista Alegre
2 minuto(s) de leitura
Canal Solar Atlas e Albras assinam maior PPA privado de energia solar da América Latina
A energia renovável que atenderá o novo PPA com a Albras virá do Projeto Fotovoltaico Vista Alegre

A Atlas Renewable Energy e a produtora  de alumínio primário do Brasil Albras firmaram um contrato de fornecimento de energia sustentável por 21 anos. Este é o maior PPA (Power Purchase Agreement) já assinado na América Latina.

A energia renovável que atenderá o novo PPA com a Albras virá do Projeto Fotovoltaico Vista Alegre, com início de operação previsto para 2025. Localizado em Minas Gerais, o projeto possui 902 MWp  de capacidade instalada e irá gerar aproximadamente 2TWh/ano.

A energia que pode ser gerada pelo parque equivale a tirar mais de 61.800 carros das ruas, além de compensar cerca de 154 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.

“Este é um passo muito importante para a Atlas. Estamos fechando o segundo contrato com a Albras, o que atesta nossa capacidade de proporcionar competitividade e previsibilidade à gestão energética de nossos clientes para atingir suas metas de sustentabilidade”, afirma Luís Pita, diretor da Atlas Renewable Energy no Brasil.

“O modelo deste contrato vem se consolidando como uma das grandes soluções em fornecimento de energia para empresas, com vantagens nas diretrizes de ESG e economia, além da preservação do planeta com o consumo de energia renovável”, acrescentou.

Com este novo contrato, a Atlas continuará a viabilizar práticas de ESG para gerar benefícios de longo prazo e promover práticas sustentáveis para as comunidades do entorno.

“Somos todos parte da mesma energia”, o principal programa social da Atlas, será implementado para promover a diversidade e a inclusão no setor de energia renovável, treinando mulheres locais em habilidades técnicas e mobilizando seus contratados para incluí-las em seu processo de recrutamento, com o objetivo de atingir mais de 15% de representação feminina na construção da planta.

A Albras é uma das maiores produtoras de alumínio primário no Brasil e, desde 1985, alimenta os mercados interno e externo com lingotes de alumínio. A Hydro é a principal acionista da empresa, com 51% das ações dessa joint venture. O outro acionista é a NAAC (Nippon Amazon Aluminium Co).

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.