A Bahia vai aumentar sua capacidade de energia solar instalada em 2021. Isso porque a empresa britânica de energia renovável Atlas Renewable Energy e a multinacional americana Dow anunciaram a assinatura de um PPA (contrato de energia solar em larga escala) na cidade de Juazeiro.
O PPA prevê a instalação de uma usina fotovoltaica de Jacarandá, que vai gerar mais de 440 GWh por ano. A planta terá mais de 450 mil módulos bifaciais e capacidade instalada de 187 MWp. Segundo a Atlas, o contrato PPA será de 15 anos, iniciando o fornecimento no primeiro semestre do ano que vem.
A empresa reforçou sua presença no mercado brasileiro, onde já estabeleceu três usinas em operação no estado da Bahia – São Pedro (67 MW), Sertão Solar Barreiras (117 MW) e Juazeiro (167MW) – e outra no Ceará, a Sol do Futuro (81 MW).
Maior PPA solar bilateral do Brasil
Em março deste ano, a Atlas Renewable Energy e a mineradora britânica Anglo American assinaram o maior contrato venda de energia solar no Brasil, a instalação da usina fotovoltaica Atlas Casablanca, com um investimento de R$ 881 milhões.
A usina, que a empresa desenvolverá no estado de Minas Gerais, fornecerá à Anglo American cerca de 9 TWh durante a vigência do contrato, que terá 15 anos e começará em 2022. A planta terá capacidade instalada de 330 MW e mais de 800 mil módulos bifaciais.