A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou, na quarta-feira (29), que a bandeira tarifária para o mês de junho permanece verde.
A Agência alerta que apesar do alívio na conta de energia elétrica para o mês de junho, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica deve continuar.
“A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais”, afirmou.
Segundo a ANEEL, o sistema de bandeiras oferece ao consumidor um panorama real da geração de energia dentro dos custos que compõem a sua conta de luz.
A ANEEL afirma que antes, os consumidores não tinham acesso a essa informação, ela era repassada de forma anual e o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.
“Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, informou.
Criado em 2015, as bandeiras tarifárias têm como objetivo ajudar o consumidor a entender a hora de economizar e a entender o valor da geração de energia do mês.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.