As medidas relacionadas ao uso de energia elétrica destacaram-se entre os pequenos empresários quando indagados sobre as práticas sustentáveis adotadas em seus estabelecimentos. A geração de energia solar e de biogás despontam como oportunidades consideradas pelos empreendedores.
Com a participação de mais de mil empresários, este é um dos principais achados da pesquisa “Diagnóstico de Economia Circular”, conduzida pela ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em colaboração com o Sebrae.
Segundo a ABRASEL, o consumo de energia em bares e restaurantes é elevado devido ao uso de fornos (elétricos, a lenha ou a gás), geladeiras, freezers, câmaras frias, ar-condicionado, ventiladores e iluminação. A conta de energia geralmente representa uma parcela significativa das despesas nesse setor.
Os resultados do estudo indicam um interesse abrangente na adoção de práticas sustentáveis, impulsionado principalmente por fatores internos, ou seja, pelas motivações dos próprios gestores e das equipes. A hipótese é que haja uma busca por eficiência e redução de custos.
Principais motivações que levaram a adoção de práticas sustentáveis:
- 48% – desejo dos próprios proprietários;
- 20% – influência dos clientes;
- 12% – exigências dos parceiros;
- 11% – exigências dos fornecedores;
- 11% – exigências dos investidores.
“Esta pesquisa revela não apenas um interesse crescente, mas ações concretas em direção à sustentabilidade nos bares e restaurantes do país. Os dados mostram que a adoção de práticas mais sustentáveis está se tornando uma realidade palpável, impulsionada especialmente pelo desejo dos gestores de fazer a diferença”, diz Luíza Campos, líder da área ASG da Abrasel.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.