O BNB (Banco do Nordeste) anunciou a disponibilização de R$ 65 milhões para financiamento de equipamentos voltados à geração de energia solar em residências, com recursos provenientes do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste).
Somente entre janeiro e agosto de 2024, o BNB financiou mais de R$ 107 milhões em projetos de energia solar residencial, atendendo a cerca de quatro mil famílias, segundo Vagner Mota, superintendente de Supervisão da Rede de Agências do BNB.
“A demanda pelos recursos tem sido expressiva, impulsionada pelas taxas de juros competitivas e a possibilidade de significativa redução nos custos com energia elétrica (por parte dos consumidores)”, disse o profissional.
O profissional destaca que uma das vantagens do financiamento de sistemas de energia solar no Brasil é que, geralmente, o valor das parcelas – independente da instituição financeira – tende ser inferior ao custo da conta de energia elétrica.
Os interessados em saber mais detalhes sobre as linhas de crédito do Banco do Nordeste podem procurar as agências ou canais eletrônicos de atendimento da instituição.
Financiamento em alta
De acordo com dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar), atualmente o país conta com quase 3 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Desse total, mais de 75% são em residências.
A entidade também estima que quase 40% das vendas de sistemas solares no Brasil foram financiadas em 2023, confirmando a tendência da necessidade que muitos consumidores possuem da proteção financeira para a compra desses equipamentos.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.