O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou o programa BNDES Créditos de Carbono, o primeiro de compra de carbono regular por um banco público no Brasil.
Segundo o BNDES, o objetivo é estimular projetos geradores destes créditos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A iniciativa prevê a aplicação de recursos para comercialização de instrumentos de compensação de carbono no mercado voluntário por intermédio de projetos que gerem redução de emissão e/ou captura de carbono. A escolha dos projetos se dará por meio de Chamadas Públicas.
Com a medida, o BNDES também busca chancelar padrões de qualidade para condução do processo de descarbonização da economia brasileira.
“O novo programa Créditos de Carbono reafirma o engajamento do BNDES para remoção dos gases causadores do efeito estufa nas atividades econômicas. O Banco deixa claro para o mercado que, a partir de agora, haverá chamadas públicas regulares. E isso dá a previsibilidade necessária para que as empresas se organizem e estruturem bons projetos”, explicou Bruno Laskowsky, diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto.