Neste domingo (05/01/20), o Presidente Jair Bolsonaro se pronunciou mais uma vez em favor da energia solar. O posicionamento referente ao processo de revisão da REN 482 foi feito em suas redes sociais por meio de um vídeo. “Não haverá taxação da energia solar e ponto final” afirmou o presidente. “Ninguém fala no governo a não ser eu sobre essa questão. Não me interessa pareceres de secretários, seja quem for”. No mesmo vídeo, o Presidente completou que caberia a ANEEL a decisão, “quem decide essa questão é a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica é uma agência autônoma, os seus integrantes têm mandato, eu não tenho qualquer ingerência sobre eles.”
Mais tarde, nas mesmas redes sociais, o Presidente afirmou já estar atuando de forma direta na revisão da REN 482, “acabei de conversar com o Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, sobre a taxação da energia solar proposta pela ANEEL. O Presidente da Câmara porá em votação um Projeto de Lei, em regime de urgência, PROIBINDO A TAXAÇÃO da energia gerada por radiação solar. O mesmo fará o Presidente do Senado. Caso encerrado.”
Hoje (06/01/20) pela manhã o Presidente voltou a afirmar em entrevista coletiva o apoio a energia solar. “Resolvi ontem esta questão, a nossa posição é tarifa zero”, “está sepultada qualquer possibilidade de se taxar a energia solar”, completou. Bolsonaro destacou ainda as conversas que teve com os ministros Bento Albuquerque (Ministério de Minas e Energia) e Paulo Guedes (Ministério da Economia), “conversei também com o Paulo Guedes e com o Almirante Bento das Minas e Energia. O Bento me retornou que o presidente da ANEEL quer falar comigo. Avisei que se for para tratar deste assunto e falar que a tarifa é zero estarei pronto para recebê-lo”. Bolsonaro destacou ainda que a geração solar fotovoltaica será estimulada pelo governo.