Durante o primeiro trimestre de 2024, o investimento no Brasil em instalações de GD (geração distribuída) chegou a marca de R$ 8 bilhões de acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
De acordo com o levantamento promovido pelas instituições, de janeiro a março deste ano, houve a instalação de cerca de 200 mil novos sistemas. Além disso, quase 250 mil UCs (unidades consumidoras) se beneficiaram dessas novas instalações.
As novas conexões geraram cerca de 60 mil empregos – diretos e indiretos – em todo o Brasil.
No trimestre foram adicionados pouco mais de 2 GW de capacidade no segmento de GD. O estado que adicionou mais potência foi São Paulo – que recentemente ultrapassou a marca de 4 GW instalados em GD – com 368 MW. Além disso, Minas Gerais e Paraná foram os outros estados que adicionaram mais de 200 MW no período.
Atualmente, no momento desta publicação o Brasil tem 28,95 GW em capacidade instalada em usinas de micro e minigeração. Mais de 3,7 milhões de UCs usufruem da energia gerada nessas pequenas usinas.
Recentemente, o país ultrapassou a marca de 42 GW de potência instalada considerando tanto o segmento de GD quanto o de GC (geração centralizada)
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.