Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.04 segundos Brasil e a Agência Internacional de Energia firmam acordo de cooperação técnica – Canal Solar

Brasil e a Agência Internacional de Energia firmam acordo de cooperação técnica

Plano prevê a participação brasileira na revisão de relatórios da organização em assuntos relacionados à transição energética
Brasil firma acordo de cooperação técnica com a Agência Internacional de Energia
Fatih Birol (à esquerda) e Bento Albuquerque (à direita) exibem acordo assinado. Foto: MME/Divulgação

O Brasil assinou, nesta terça-feira (22), um plano de trabalho com a IEA (Agência Internacional de Energia) para o biênio de 2022-2023.  O acordo – chamado de “Plano de Trabalho Brasil-IEA” – prevê a participação técnica nacional na revisão de relatórios da organização em assuntos relacionados à transição energética.

O documento foi assinado durante um encontro do ministro do MME (Ministério de Minas e Energia), Bento Albuquerque, com o diretor executivo da IEA, Fatih Birol, para troca de impressões sobre o cenário energético internacional e sobre as principais tendências da transição energética.

Além da participação técnica brasileira na revisão de relatórios da organização, o acordo também prevê ações de cooperação, com ênfase em treinamento e capacitação e intercâmbio de dados estatísticos.

De acordo com o MME, a parceria com a IEA tem “rendido frutos em temas de grande interesse para o setor energético brasileiro, em áreas como planejamento energético, desenho de mercado de energia (eletricidade e gás natural), segurança energética, bioenergia e biocombustíveis, eficiência energética e hidrogênio”.

Brasil em Paris

Além do encontro com o diretor da IEA, o ministro Bento Albuquerque, participou ontem (23) e participa hoje (24) da reunião Ministerial da Agência, em Paris. A reunião conta com a presença de cerca de 40 ministros de energia de países membros e associados da IEA, bem como de lideranças empresariais do setor de energia.

O objetivo central é discutir formas de acelerar a transição energética global para um futuro de baixo carbono. O encontro, que ocorre em momento marcado por volatilidade nos mercados internacionais de energia, será também uma ocasião para a discussão e coordenação de ações coletivas, com vistas à estabilização dos mercados globais de petróleo e gás.

Vinculada à OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a IEA é um dos principais foros internacionais dedicados aos temas energéticos. O Brasil é um dos países associados à entidade.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.