Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.08 segundos Brasil ultrapassa 190 GW em capacidade de geração de energia elétrica – Canal Solar

Brasil ultrapassa 190 GW em capacidade de geração de energia elétrica

De acordo com a ANEEL, 83,44% da geração de energia do país é considerada renovável
2 minuto(s) de leitura
07-03-2023-canal-solar-Brasil ultrapassa 190 GW em capacidade de geração de energia elétrica
Usina hidrelétrica de Paranapanema. Foto: Enel Green Power/Divulgação

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) registrou nos primeiros dias de março que o Brasil ultrapassou a marca de 190 GW de capacidade instalada centralizada na matriz elétrica para uso de toda a população conectada ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Até esta segunda-feira (06), 23,4 mil unidades geradoras ofereciam juntas uma potência fiscalizada de 190,79 GW, sendo 103,2 GW (53,58% do total) de usinas hidrelétricas de grande porte, 46,15 GW (24,70%) de termelétricas e 24,92 GW (13,12%) de usinas eólicas.

Um total de 26 usinas entrou em operação comercial em fevereiro, sendo 14 eólicas (274 MW), seis termelétricas (263,3 MW) e seis solares fotovoltaicas (215,9 MW). De acordo com a ANEEL, 83,44% da geração de energia do país é considerada renovável.

Para Sandoval Feitosa, diretor-geral da ANEEL, os números alcançados refletem o excelente cenário de expansão de geração por fontes renováveis que o país está vivenciando.

“O acréscimo de mais de 2 GW na nossa matriz nos dois primeiros meses do ano ratificam o recorde previsto para a expansão da geração este ano e demonstram o avanço farto das energias renováveis em nosso país, o que agrega mais segurança e confiança para nosso sistema”, destacou Feitosa.

banner amara

Uma expansão de 2,04 GW foi registrada no primeiro bimestre de 2023, sendo verificado um crescimento de 753,8 MW na matriz apenas em fevereiro. A geração eólica respondia sozinha, até 28/02, por 1,14 GW acrescido à capacidade de geração este ano.

Com relação às usinas solares fotovoltaicas, as mesmas somaram 580 MW de ampliação da matriz no mesmo período, e as termelétricas tiveram uma ampliação de 269,7 MW.

Treze estados de quatro regiões brasileiras possuem usinas com operação iniciada este ano. Destacam-se o Rio Grande do Norte, com expansão de 579,6 MW no bimestre; Minas Gerais, com 494,0 MW; e a Bahia, com 347,9 MW.

Segundo a Agência, se considerado apenas o mês de fevereiro, a Bahia apresentou o maior crescimento, com novos 184,1 MW em operação, provenientes de usinas eólicas.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.