A energia solar fotovoltaica nos fascina por vários aspectos, mas gostaria aqui de destacar um em especial: o empreendedorismo.
Conforme a última pesquisa da Greener, publicada em agosto deste ano, a população de empresas integradoras ativas é de 14.200. E este número vem crescendo ano a ano, juntamente com o setor.
Somente no primeiro semestre de 2020, conforme dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), crescemos aproximadamente 34% e geramos em torno de 40 mil empregos. O potencial para empreender no setor solar é quase tão infinito quanto a sua própria fonte de energia.
Porém, é preciso tomar muito cuidado no momento de buscar seu “lugar ao Sol”. Com todo esse crescimento, a concorrência, que é saudável, tem se acirrado muito, especialmente em tempos de crise. Daí a necessidade de entender como posicionar sua empresa.
Mas, afinal o que é posicionamento?
De acordo com Philip Kotler, considerado o mestre do marketing moderno, “posicionamento é mostrar para o seu público alvo qual a diferença entre você e seus competidores”.
Desta forma, é importante entender quais são as três formas clássicas de posicionamento, definidas por um dos maiores estudiosos sobre estratégias competitivas, Michael Eugene Porter: custo, diferenciação e foco.
Posicionamento por custo: focado no baixo custo operacional, na maximização da produção e na maximização da diluição dos custos. A palavra-chave aqui é eficiência, seja operacional, de gestão ou por automação. Como resultado o consumidor percebe como principal diferencial de tais empresas o seu preço.
Posicionamento por diferenciação: focado na visão ampliada do produto ou serviço, nos diferenciais, na capacitação, nas tecnologias, no P&D (pesquisa e desenvolvimento) focado ao mercado, na excelência em engenharia. Busca-se transmitir ao consumidor o VALOR da empresa ancorado em benefícios intangíveis.
Posicionamento por foco: focado no segmento, no público alvo específico. A palavra-chave aqui é a customização do produto ou serviço sendo reconhecido pelo consumidor como sendo único.
Precisamos considerar este aspecto tão importante para a longevidade da empresa, transmitindo uma mensagem clara aos nossos clientes sobre o nosso posicionamento — e com isso buscar o reconhecimento do mercado.
É preciso destacar que um sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 anos, ou seja, a cada sistema instalado estamos estabelecendo um relacionamento com o cliente por período igual ou superior. Como queremos ser reconhecidos por nossos clientes? Posicione-se!