A BYD Brasil, fabricante internacional de módulos com produção em Campinas revelou ao mercado sua nova linha de produtos desenvolvidos 100% em território nacional. Os módulos, que utilizam células monocristalinas bifaciais de alta eficiência, já estão disponíveis ao mercado com potência entre a faixa de 365 Wp a 385 Wp (família MBK-PTYPE-SÉRIE-5BB). As células utilizadas no módulo possuem eficiência recorde para um produto nacional, chegando aos 22%. O módulo é construído com a tecnologia da bifacialidade: as células podem capturar a energia solar nas duas faces, com isso, o módulo pode alcançar até 481 Wp de potência para solos altamente reflexivos.
A tecnologia de módulos bifaciais pode trazer um ganho significativo de geração, ao absorver a luz dos dois lados, e de custo, pois pode diminuir o número de módulos necessários para se atingir a mesma potência. Para saber mais sobre essa tecnologia, acesse o nosso artigo: Entenda os módulos solares bifaciais.
Figura 1. Vista lateral de uma célula solar bifacial. A tecnologia permite a absorção de luz pelas duas faces.
Sobre a tecnologia do módulo, o diretor de marketing, sustentabilidade e novos negócios, Adalberto Maluf, ressaltou: “Este é um módulo muito versátil, que atende e se adapta à demanda brasileira. Ele utiliza matéria prima de qualidade e alia preço e versatilidade, podendo ser vantajoso na montagem de grandes usinas […] a garantia de 25 anos de performance linear garante a sua durabilidade e a eficiência celular de 22%”.
Com este lançamento, a empresa, que já conta com mais de 1 GWp e mais de ⅓ do mercado nacional de módulos, mostra estar seguindo as grandes tendências mundiais no mercado fotovoltaico: células monocristalinas de alta eficiência e bifacialidade.