A fabricante de módulos fotovoltaicos Canadian Solar anunciou hoje em sua sede em Ontário que foi nomeada vencedora de dois leilões particulares de plantas fotovoltaicas no Brasil, totalizando 393,7 MWp.
Os projetos, a serem construídos no estado de Pernambuco (190,5 MWp) e Ceará (76,2 MWp), foram arrematados em um acordo de compra de energia (PPA – Power Purchase Agreement) de pelo menos 15 anos. A construção das plantas está prevista para ser iniciada em 2021, com o início da operação das usinas em 2022. Totalizando suas capacidades, as plantas gerarão próximo de 598 GWh de energia anualmente. A COPEL (Companhia Paranaense de Energia) foi a maior compradora de energia das plantas situadas no nordeste.
Os outros 127 MWp anunciados serão alocados em plantas a serem construídas no estado de Minas Gerais, que entrarão em operação comercial até Janeiro de 2023. Grande parte da energia gerada, cerca de 280 GWh anuais, será comprada pela empresa responsável pela distribuição no estado, a CEMIG.
A empresa ainda anunciou que os três projetos utilizarão módulos bifaciais, mostrando assim a tendência de mercado em se utilizar esse tipo de tecnologia em plantas de grande porte.