Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.04 segundos Carga de energia elétrica do país deve crescer 3,5% em 2024 – Canal Solar

Carga de energia elétrica do país deve crescer 3,5% em 2024

Análise destaca como fatores positivos a menor pressão inflacionária e incentivos para investimentos em infraestrutura
Energia-Solar-Canal-Solar-Carga-de-energia-eletrica-do-pais-deve-crescer-35-em-2024-diz-novo-estudo.jpg
Imagem: Pixabay

A projeção para o crescimento da carga de energia elétrica no Brasil em 2024 é de 3,5%, alcançando 78.447 MW médios, conforme indicado por um novo estudo.

No período de 2024 a 2028, a taxa média de expansão da demanda no SIN (Sistema Interligado Nacional) é estimada em 3,2%. Essas estimativas já contemplam o impacto da geração distribuída e a integração de Roraima ao SIN em outubro de 2025.

Os dados foram divulgados na última terça-feira (5) e resultam de uma análise conjunta envolvendo a participação da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), do ONS (Operador Nacional do Sistema) e da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

As previsões levam em consideração uma taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,0% em 2024, 2,2% em 2025, 2,3% em 2026, 2,5% em 2027 e 3,0% em 2028.

A análise destaca como fatores positivos relevantes a menor pressão inflacionária, possibilitando a redução da taxa Selic; o desempenho favorável do mercado de trabalho; políticas de estímulo à atividade econômica, como o Desenrola Brasil e o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); além do encaminhamento da reforma tributária, mesmo que ocorra de maneira menos intensa no horizonte temporal analisado.

Entretanto, as entidades identificam como riscos significativos para a concretização desse cenário questões relacionadas à geopolítica, à saúde pública, às mudanças climáticas, bem como à dinâmica inflacionária e ao encaminhamento das questões fiscais.

Veja a previsão de crescimento para cada submercado

PLAN-2024-2028.jpg
Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028

Clique aqui para acessar a íntegra do estudo.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.