É estimado a alta de 1,2% na carga do SIN (Sistema Interligado Nacional), segundo boletim do PMO (Programa Mensal de Operação) do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
As razões para isso, conforme apontado pelo ONS em seu relatório, pode ser associada ao fato de estarmos nos aproximando do verão, período de temperaturas médias mais elevadas e à retomada gradual das atividades de consumidor livre no Norte do país
De acordo com o boletim, três subsistemas apresentam estimativas de evolução na projeção para o final do mês corrente:
- Sudeste/Centro-Oeste o acréscimo previsto é de 1,2% (40.620 MWmed);
- Sul tem 1,3% (12.790 MWmed), e;
- Norte deve registrar crescimento de 9,6% (6.594 MWmed).
O subsistema Nordeste é o único com projeção de retração na carga: 2,8% (11.354 MWmed). Todos os cenários apresentados comparam dezembro de 2022 ante o mesmo período do ano passado.
Energia armazenada e condições meteorológicas
Com relação à Energia Armazenada, o ONS aponta que o cenário prospectivo para o final do último mês do ano indica que os reservatórios de todas as regiões devem encerrar 2022 com patamares superiores a 50%.
O ONS ainda analisa que, em comparação com os valores estimados para a semana em curso, é previsto para a próxima semana operativa aumento nas afluências dos subsistemas sudeste, nordeste e norte e recessão nas afluências do subsistema sul.
A previsão mensal para dezembro indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para os subsistemas sudeste, sul e nordeste e acima da média histórica para o subsistema norte.