Com o objetivo de incentivar a mobilidade elétrica no Brasil, a BYD possui uma solução completa de carregadores que traz ainda mais conveniência aos usuários de automóveis eletrificados.
“É fundamental investirmos e incentivarmos a melhoria da infraestrutura de carregamento para ampliar o acesso aos carros elétricos. O Brasil, como um país de dimensões continentais, deve espalhar a estrutura de recarga em todas as regiões, e os carregadores da BYD ajudam a atingir esse objetivo”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
O lineup conta com dois carregadores – o CA (corrente alternada), de 7 e 22 kWh, e os modelos CC (corrente contínua) de 60 kW, 120 kW, 150 kW e 180 kW, além do Grid Zero, CC de até 210 kW, que utiliza a tecnologia das baterias BYD. Tais produtos estão sendo comercializados em duas linhas de mercado: residenciais e públicas.
Segundo a empresa, o Grid Zero tem um consumo mais equilibrado de eletricidade, aliviando a rede, diferentemente dos outros carregadores rápidos, que absorvem energia de forma muito acentuada.
Apesar de conseguir uma velocidade de recarga de 210 kW, o equipamento consome até 60 kW da rede. No momento em que não estiver sendo usado, o carregador Grid Zero armazena a energia na bateria. Assim, ao carregar um veículo, é usada parte da eletricidade da rede e parte da bateria.
“No Brasil, o maior desafio para o recarregamento rápido é a infraestrutura de rede. Esses produtos chegam para facilitar e ajudar a solucionar esse tipo de problema. Assim, mesmo em locais mais distantes, é possível a instalação de um carregador ultrarrápido ligado a uma bateria de armazenamento”, explicou Rodrigo Garcia, gerente sênior de P&D da BYD Energy.
“Os modelos contam com alta qualidade, resistência e durabilidade, próprios para operações públicas. Podem ficar em funcionamento 24 horas por dia. São carregadores muito eficientes, que terão os principais recursos para desenvolvimento nas plataformas existentes, e a possibilidade de novas ferramentas no futuro”, completou o executivo.
Conforme a fabricante, a eficiência pode ser comprovada por alguns dados. Com um carregador rápido de 60 kW, por exemplo, é possível recarregar a bateria de um BYD Dolphin de 30% até 80% em apenas 30 minutos. Já com o carregador rápido de 150 kW, a bateria de um BYD Seal vai de 30% até 80% em apenas 25 minutos.
Confira um vídeo explicativo, realizado pelo Canal VE, sobre os novos carregadores da BYD.
Setor solar e serviços de EPC
Outro segmento facilitador do ecossistema de recarga é o dos painéis solares. A BYD Energy já atingiu a marca de 2,3 milhões de módulos fotovoltaicos produzidos no Brasil. Ainda nesse segmento, a companhia oferece o EPC (engineering, procurement and construction), ou seja, o desenvolvimento do projeto de grandes usinas solares do início ao fim.
A junção – de painéis solares e EPC – amplia a capacidade de geração de energia limpa e traz soluções de tecnologia para os clientes, aumentando as possibilidades de carregamentos para veículos elétricos. Com esse serviço, a empresa já firmou parceria com a Raízen Gera Desenvolvedora, dedicada a projetos de geração distribuída.
Novo app e ampliação da rede de recarga
A companhia também lançou para o mercado o aplicativo BYD Recharge. Ao baixar o app – que é white label da Tupinambá, empresa de soluções para carregamento – o motorista tem acesso a mais de 2.800 pontos de recarga localizados em todo o território nacional e poderá fazer o pagamento através da plataforma.
“Na Tupinambá, lideramos a vanguarda tecnológica da mobilidade elétrica na América Latina, com a convicção de que este é o caminho para alcançar a plena satisfação dos usuários de carros elétricos e acelerar a eletrificação da frota. A parceria com a BYD reforça esse compromisso, unindo duas forças inovadoras para transformar a forma como as pessoas carregam seus EVs”, destacou Davi Bertoncello, CEO & fundador da Tupinambá.
“Com o lançamento do aplicativo BYD Recharge, enfatizamos não apenas a nossa expertise tecnológica, mas também nosso foco incansável na experiência do usuário. Com tecnologia proprietária e inteligência artificial, estamos moldando um ecossistema em que a mobilidade elétrica é tão acessível e conveniente, que se torna a escolha óbvia para todos”, ressaltou.
Parceria com Raízen
Outra ação que reafirma o investimento da BYD nesse segmento é a parceria com a Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen e licenciada da rede Shell Recharge no Brasil, Argentina e Paraguai.
A aliança entre ambas irá inaugurar 30 hubs dedicados à recarga elétrica com a solução Shell Recharge em oito capitais do Brasil, com energia 100% limpa e renovável nos próximos três anos. Serão aproximadamente 600 novos pontos de recarga CC, que somam mais 18 MW de potência instalada, em âmbito nacional.
Os espaços começarão a ser implementados este ano nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belém (PA). As companhias preveem ainda uma oferta competitiva de serviços de recarga para motoristas BYD na rede Shell Recharge e energia renovável para seus concessionários.
“Acreditamos muito no estabelecimento de parcerias e na união entre empresas para impulsionar o mercado e, quando falamos do avanço da eletrificação, essas iniciativas conjuntas são ainda mais essenciais. Para nós, é um compromisso incentivar soluções em prol de um futuro mais sustentável e, em colaboração com parceiros como a BYD, iremos transformar a vida das pessoas em suas casas, trabalhos e deslocamento”, concluiu Frederico Saliba, CEO da Raízen Power.
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8 respostas
Estão cientes das ITs do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo ,quanto as restrições de Veículos Elétricos?
Então é bom saber. Porque segundo uma palestra em que estive, com Engenheiro e ex comandante dos Bombeiros, a maioria das edificações de condominios não tem condições de terem vagas dentro da IT, para abastecimento elétrico de seus V veículos elétricos na sua vaga dentro do condomínio! A não ser que tenham mudado o que foi dito!
Hamilton Mourão Jr.
Eng. Elstricista
Eng. de Segurança do Trabalho
Eng. Forense : Perito e Assistente Técnico Judicial
hamiltonmouraoj@gmail.com
11.9.9601-3196
Gostaria de saber se de Cuiabá-MT até Assis-SP têm carregador na rodovia
Nenhuma será instalada em Pernambuco, nosso estado também compra seus carros. Pernambuco provavelmente tem o mesmo potencial que os estados acima citados, possuo um carro elétrico e estou pensando seriamente em voltar para o carro a combustão, pela falta de infraestrutura que temos aqui no nosso estado.
ATE AGORA SO VIMOS BLA BLA BLA , NO RJ NAO SR CONGUE VIAJAR PARA O INTERIOR COM UM DOLPHIN POR EX . OS MISEROS PONTOS DE RECARGA NA BR 116 ATE MG SAO RIDICULOS WALLBOX DE 7KW .
gostaria de colocar no meu posto de abastecimento
Há meses diversos sites tem mostrado este novo carregador da BYD. Porém de concreto a BYD não mostra uma lista dos locais em que eles já estariam operando.
Nem nas concessionárias BYD eles tem instalado estes.
É necessário que a montadora lance no mercado um carregador portátil, endo assim facilita a recarga. Verifique que em vários estados Brasileiros se usa a voltagem de 220 e 110 voltagem, seria necessário um carregador que seja 220/110 e possa carregar em tomadas residências de 10 A.
E no interior do Brasil ,como será?
Moro em Feira de Santana Bahia a 100 Km de Salvador
Uma população de aproximadamente 619 mil habitantes. Segundo o IBGE.
E outras cidades grandes do interior vão ter disponibilizado tambem?