Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.05 segundos Caxias do Sul emite alerta de evacuação por risco de rompimento de barragem – Canal Solar

Caxias do Sul emite alerta de evacuação por risco de rompimento de barragem

Complexo Dal Bó precisou ter comporta anexa aberta para auxiliar na redução do nível da água devido às fortes chuvas
3 minuto(s) de leitura
Caxias do Sul emite alerta para risco de rompimento de barragem
Barragem se aproxima da cotação de transbordamento. Foto: PMCS Divulgação

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e já deixaram mais de 140 mil consumidores sem acesso à energia elétrica, ligou mais um sinal de alerta nas autoridades competentes do Estado.

Na madrugada desta quinta-feira (2), o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) do município de Caxias do Sul (RS) emitiu um alerta sobre o risco de ruptura da barragem da Represa Dal Bó. 

Diante do nível da água do reservatório, o aviso pede a evacuação da região, com riscos de alagamento em bairros próximos. A concessionária disse ainda que foi preciso abrir uma comporta anexa para auxiliar na redução do nível da água.

Na noite desta quarta-feira, a estrutura estava aberta em 75%, no entanto, precisou ser expandida para 100% na manhã desta quinta-feira.

A empresa também afirma manter o controle do escape de água pelo vertedouro, mas caso a capacidade máxima da barragem seja atingida, casas e bairros próximos devem sofrer com um possível alagamento. A região está sendo evacuada por órgãos de segurança do município.

ANEEL emite comunicado

A situação da represa de Caxias do Sul, não é a única que vem chamando a atenção dos órgãos competentes do Rio Grande do Sul. 

Nesta terça-feira (30), a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou uma nota à imprensa informando a situação crítica de uma outra barragem no Estado: a da usina hidrelétrica Dona Francisca.

O local que teve o PAE (Plano de Ação de Emergência) acionado por conta do volume de chuvas nos municípios adjacentes ao Rio Jacuí. 

A Agência disse que está em contato com a defesa civil municipal e estadual para adoção de medidas preventivas e destacou que a afluência na hidrelétrica foi reduzida para 5.000m³/s. 

Alertas da Defesa Civil

Ao longo desta semana, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul vem emitindo em seu site uma série de alertas para a população com relação às fortes chuvas que estão atingindo o Estado.  

Somente na manhã desta quinta-feira, foram oito notificações emitidas com alertas de risco de inundação em diversas regiões. O último deles chama atenção para os riscos hidrológicos extremos e pede que os moradores evitem permanecer próximo de rios.

 “Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município”, destaca o comunicado.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.